Sem categoria

A guerra fria retratada pelo Spy vs Spy

No ano de 1961, Antônio Prohías, um cubano radicado nos Estados Unidos, resolveu satirizar a guerra fria com a criação de dois personagens animados. Muito parecidos, os típicos espiões têm uma única diferença, um se veste de preto e o outro de branco.

As histórias giram em torno do confronto entre eles, onde percebe-se um equilíbrio pois, em cada desenho um vence. O mais interessante são os planos, como um elefante que é um tanque de guerra, ou uma bomba que parece um chapéu, lembrando as peripécias idênticas do 007.

O quadrinho chegou ao Brasil na década de 1970, nas páginas da revista MAD. Com a aceitação do público viraram animação, inclusive com o passar do tempo e advento de novas tecnologias, foram feitos também em 3D.

O que mais intriga no desenho é que nunca sabemos quem vencerá a disputa, pois, de forma inteligente, surgem planos mirabolantes de engenharia perfeita e inusitada. Depois de muitos anos, se descobriu que eles são irmãos! E somente na versão em quadrinhos, uma irmã chamada Grey é apresentada. Ela é cinza e não se parece em nada com os dois, faz o tipo mulherão, enquanto eles se digladiam, ela aproveita e acaba com ambos. Em apenas uma história, surgiu um irmão mais novo, chamado Green (já que ele era verde), também igual na aparência dos irmãos e, como a irmã, derrota ambos. Em alguns quadrinhos eles foram obrigados a se unir para derrotar Grey.

Tanto o desenho animado quanto o impresso são muito diferentes de qualquer animação existente, apesar de possuir certa violência, tudo é visto como sátira. Os personagens foram criados para o universo adulto, os desenhos animados em preto e branco e os quadrinhos coloridos.

Spy vs Spy marcou época e inspirou muita gente, inclusive uma banda de surf music batizada com seu nome. Todos os episódios estão disponíveis no youtube.

Adriano Coelho

Posts Recentes

Museu da Língua Portuguesa faz programação gratuita para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa 2024

A potência e a influência das culturas africanas no Brasil e no português falado no…

1 dia atrás

Pinacoteca Benedicto Calixto anuncia exposição “Máquinas do Tempo: Memórias, Afetos e Brinquedos do Século XX

A Pinacoteca Benedicto Calixto, através da segunda edição do Arte na Pinacoteca, com imenso orgulho,…

1 dia atrás

Caribe all inclusive é um dos destaques da MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros acaba de lançar a oferta especial Caribe all-inclusive, que conta com o…

1 dia atrás

Após reforma, restaurante Chiado apresenta novos ambientes

Há menos de 2 km do aeroporto de Congonhas, o Chiado Restaurante está completando 11…

1 dia atrás

Surf é uma das atividades que podem ser praticadas em Lisboa

Com a popularização do surf entre os brasileiros, a procura por novas ondas em diferentes…

1 dia atrás

Veja novidades da cena gastronômica britânica

O cenário inovador de alimentos e bebidas da Grã-Bretanha oferece uma variedade de pratos globais…

1 dia atrás