Santuário de Schoenstatt em Atibaia

Capela do Santuário de Schoenstatt em Atibaia. Fotos Márcio Masulino

Em 1914, no dia 18 de outubro, na Alemanha, um pequeno grupo de adolescentes, dirigido pelo Pe. José Kentenich, se reúne para uma consagração. Aquilo que, naquele momento, aos olhos do mundo, era um ato insignificante, tornou-se o fundamento de uma grande obra de renovação.  Hoje alcança os seis continentes incluindo também a Antártida.

Ali nascia o Movimento Apostólico de Schoenstatt que propõe, entre outros objetivos, a renovação religiosa e moral do mundo em Cristo por meio de Maria. A consagração, uma Aliança de Amor, aconteceu em uma pequena capelinha em Vallendar, próximo à cidade de Colônia.

A partir desse ano, o lugar se torna um santuário de graças e, em 1943, surge uma rede de santuários (santuários filiais), idênticos ao original, que são “pedacinhos de Schoenstatt” espalhados pelo mundo. A cidade de Atibaia faz parte dessa rede internacional. O Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai celebra, junto com toda a família internacional, um momento histórico, os 100 anos da primeira Aliança de Amor, e convida todos a celebrá- lo também.

Santuário de vida

Hoje, o Santuário de Atibaia tem abrangência nacional e internacional. Mais de 2.400 milhões famílias recebem imagens da Mãe e Rainha que partem desse Santuário, pela Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, tendo esse centro de espiritualidade como referência.

Aqui se formam milhares de missionários dessa Igreja, ativa em todo o país. Uma casa de retiro, junto ao Santuário, é anualmente palco de centenas de eventos nacionais e internacionais. Para muitos brasileiros, de Norte a Sul, falar “Atibaia” é evocar memórias de acontecimentos inspiradores, vividos nessa casa, que os ajudaram a decidir o rumo de suas vidas.

Existem em Atibaia também alguns ramos do movimento: a Juventude Feminina, a Juventude Masculina, a Liga de Mães e a Liga União de Famílias.  Todos se propõe a formar lares santos, à imagem da sagrada família de Nazaré.

A área social do Santuário administra o Centro Raio de Sol de Educação e Assistência à Criança (CEAC).  Ela fica no bairro Caetetuba e é uma entidade sem fins lucrativos.  Desde 1998, ilumina a vida de crianças e suas famílias acolhendo-as e ajudando-as com uma formação alicerçada nos valores e nos princípios éticos e cristãos, através de um projeto educacional moldado segundo a Proposta da Pedagogia de Schoenstatt, criada pelo Pe. Kentenich. Até hoje a Raio de Sol, como é conhecida, já atendeu 2.889 crianças.

Pedacinho do céu

O Santuário de Atibaia é um dos mais visitados entre os 22 do Brasil. A natureza acolhedora e o clima espiritualizado ditam o tom de santidade do local.

O ambiente belo e aconchegante tem como ápice a pequena capelinha.  Nela o olhar da Mãe de Deus está ansioso à espera de cada filho que vem lhe falar pessoalmente. Ali, Maria acolhe a todos de maneira especial, transformando- os interiormente e enviando-os em missão para transformar o mundo.

 

Padre José Kentenich

Clique nos links para saber mais sobre cultura, meio ambiente e turismo em Atibaia e no Circuito das Frutas

.

Posts Recentes

Veja onde se hospedar durante o fim de semana da Fórmula 1 na capital paulista

A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…

12 horas atrás

Na Serra Gaúcha, Casa di Pasto Salton apresenta novo menu com cozinha contemporânea e inspiração mediterrânea-oriental

Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…

13 horas atrás

Novo refúgio de luxo em Alagoas: conheça o Origem Patacho Design Hotel

Com arquitetura que se funde à natureza e serviços personalizados, o hotel oferece uma imersão…

13 horas atrás

Festival Nosso Futuro Brasil-França chega em Salvador unindo África, França e Brasil

Com o "Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África - Nossos Lugares em Partilha" no…

14 horas atrás

Espetáculo de luzes com mais de 50 dias de programação no Natal de Joinville

Com o tema “Aqui, a magia ganha vida”, o Natal de Joinville promete experiências inesquecíveis…

15 horas atrás

Osesp interpreta ‘Minha pátria’, de Bedrich Smetana, sob a regência de Jac van Steen – 30/out a 01/nov

De quinta (30/out) a sábado (01/nov), Orquestra interpreta peça inspirada nas paisagens da região da…

2 dias atrás