0 Home-Destaque - banner principal

Santo André, um destino que surpreende

Quando se fala em Santo André, a imagem que chega é das grandes cidades do chamado ABC da Grande São Paulo, com muitas indústrias e com agito frenético na área de negócios. Mas conhecer melhor Santo André pode ser uma surpresa muito positiva.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Começando pelo SABINA Escola Parque do Conhecimento, que reúne os conhecimentos relacionados às Ciências, Artes e Tecnologia, de forma interativa. São 24 mil m², sendo 14 mil m² construídos e divididos em dois pavimentos, onde um deles abriga um teatro digital e um planetário, considerado o mais moderno do Brasil, onde são reproduzidas quase 6 mil estrelas. Nas exposições fixas é possível ver várias curiosidades, como réplicas de dinossauros em tamanho natural e o pinguinário, onde as aves circulam em um ambiente que simula seu habitat natural.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Os adeptos das religiões de matriz africana encontram na cidade um espaço especial. O Santuário Nacional de Umbanda está em uma área de 645 mil m² de mata nativa que abriga cachoeiras, lagos, pedreira e mais de 500 espécies nativas da região, com estátuas dos Orixás e espaço para trabalhos.

Santo André oferece aos seus visitantes uma opção diferenciada de atrativos turísticos, onde o foco é conhecer processos produtivos, de gestão e bens industriais. A proposta é ampliar as possibilidades de interlocução entre as instituições de ensino. É o turismo industrial e de inovação. Visitas devem ser agendadas na secretaria de turismo do município.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

A vila de Paranapiacaba faz parte dos roteiros da cidade. Construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860, fica a cerca de 30 km do centro da cidade, no alto da Serra do Mar. O lugar oferece um clima de mistério devido à neblina constante na região. As casas construídas em madeira são preservadas, fazendo parecer uma volta no tempo. Na vila vale conhecer o Museu Ferroviário e se deliciar com a gastronomia local, principalmente na época do cambuci, quando o local ganha um festival especial temático dessa fruta. Há vários pontos interessantes para conhecer, valendo um passeio de dia inteiro.

Muitos parques naturais cercam o município de Santo André, entre eles o Parque do Estoril, às margens da Represa Billings, com restaurantes, marinas e passeios de barco, e o Parque Caminhos do Mar, porta de entrada para uma caminhada repleta de história e cultura pela antiga estrada de Santos.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Da Redação

Posts Recentes

Carnaval com clima de serra: Monte Verde é refúgio para quem quer relaxar

Pedras e Sonhos. Crédito: Marcio Masulino Enquanto muitos seguem para destinos de praia e grandes…

6 horas atrás

Cidade de Serra Negra amplia protagonismo ao sediar grandes encontros de triathlon

Crédito: Henrique Sanz Serra Negra inicia o ano reafirmando sua vocação esportiva e turística ao…

1 dia atrás

Villa Coração transforma hospedagem em experiência afetiva na serra mineira

Divulgação O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no sul de Minas Gerais, tem um…

4 dias atrás

Turismo religioso ganha especialização voltada à gestão estratégica de destinos

Crédito: John via Unsplash A Universidade de Caxias do Sul (UCS) lança a Especialização em…

5 dias atrás

Summit reforça padrão de excelência com Treinamento de Governança em Pindamonhangaba

Divulgação Entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2026, o Summit Suítes Hotel…

6 dias atrás

Comércio forte garante a Serra Negra prêmio no Top Destinos

Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph Serra Negra foi reconhecida como o melhor destino de Turismo…

6 dias atrás