0 Home-Destaque - banner principal

Santo André, um destino que surpreende

Quando se fala em Santo André, a imagem que chega é das grandes cidades do chamado ABC da Grande São Paulo, com muitas indústrias e com agito frenético na área de negócios. Mas conhecer melhor Santo André pode ser uma surpresa muito positiva.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Começando pelo SABINA Escola Parque do Conhecimento, que reúne os conhecimentos relacionados às Ciências, Artes e Tecnologia, de forma interativa. São 24 mil m², sendo 14 mil m² construídos e divididos em dois pavimentos, onde um deles abriga um teatro digital e um planetário, considerado o mais moderno do Brasil, onde são reproduzidas quase 6 mil estrelas. Nas exposições fixas é possível ver várias curiosidades, como réplicas de dinossauros em tamanho natural e o pinguinário, onde as aves circulam em um ambiente que simula seu habitat natural.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Os adeptos das religiões de matriz africana encontram na cidade um espaço especial. O Santuário Nacional de Umbanda está em uma área de 645 mil m² de mata nativa que abriga cachoeiras, lagos, pedreira e mais de 500 espécies nativas da região, com estátuas dos Orixás e espaço para trabalhos.

Santo André oferece aos seus visitantes uma opção diferenciada de atrativos turísticos, onde o foco é conhecer processos produtivos, de gestão e bens industriais. A proposta é ampliar as possibilidades de interlocução entre as instituições de ensino. É o turismo industrial e de inovação. Visitas devem ser agendadas na secretaria de turismo do município.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

A vila de Paranapiacaba faz parte dos roteiros da cidade. Construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860, fica a cerca de 30 km do centro da cidade, no alto da Serra do Mar. O lugar oferece um clima de mistério devido à neblina constante na região. As casas construídas em madeira são preservadas, fazendo parecer uma volta no tempo. Na vila vale conhecer o Museu Ferroviário e se deliciar com a gastronomia local, principalmente na época do cambuci, quando o local ganha um festival especial temático dessa fruta. Há vários pontos interessantes para conhecer, valendo um passeio de dia inteiro.

Muitos parques naturais cercam o município de Santo André, entre eles o Parque do Estoril, às margens da Represa Billings, com restaurantes, marinas e passeios de barco, e o Parque Caminhos do Mar, porta de entrada para uma caminhada repleta de história e cultura pela antiga estrada de Santos.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Da Redação

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

14 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

16 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

19 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás