0 Home-Destaque - banner principal

Santo André, um destino que surpreende

Quando se fala em Santo André, a imagem que chega é das grandes cidades do chamado ABC da Grande São Paulo, com muitas indústrias e com agito frenético na área de negócios. Mas conhecer melhor Santo André pode ser uma surpresa muito positiva.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Começando pelo SABINA Escola Parque do Conhecimento, que reúne os conhecimentos relacionados às Ciências, Artes e Tecnologia, de forma interativa. São 24 mil m², sendo 14 mil m² construídos e divididos em dois pavimentos, onde um deles abriga um teatro digital e um planetário, considerado o mais moderno do Brasil, onde são reproduzidas quase 6 mil estrelas. Nas exposições fixas é possível ver várias curiosidades, como réplicas de dinossauros em tamanho natural e o pinguinário, onde as aves circulam em um ambiente que simula seu habitat natural.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Os adeptos das religiões de matriz africana encontram na cidade um espaço especial. O Santuário Nacional de Umbanda está em uma área de 645 mil m² de mata nativa que abriga cachoeiras, lagos, pedreira e mais de 500 espécies nativas da região, com estátuas dos Orixás e espaço para trabalhos.

Santo André oferece aos seus visitantes uma opção diferenciada de atrativos turísticos, onde o foco é conhecer processos produtivos, de gestão e bens industriais. A proposta é ampliar as possibilidades de interlocução entre as instituições de ensino. É o turismo industrial e de inovação. Visitas devem ser agendadas na secretaria de turismo do município.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

A vila de Paranapiacaba faz parte dos roteiros da cidade. Construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860, fica a cerca de 30 km do centro da cidade, no alto da Serra do Mar. O lugar oferece um clima de mistério devido à neblina constante na região. As casas construídas em madeira são preservadas, fazendo parecer uma volta no tempo. Na vila vale conhecer o Museu Ferroviário e se deliciar com a gastronomia local, principalmente na época do cambuci, quando o local ganha um festival especial temático dessa fruta. Há vários pontos interessantes para conhecer, valendo um passeio de dia inteiro.

Muitos parques naturais cercam o município de Santo André, entre eles o Parque do Estoril, às margens da Represa Billings, com restaurantes, marinas e passeios de barco, e o Parque Caminhos do Mar, porta de entrada para uma caminhada repleta de história e cultura pela antiga estrada de Santos.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Da Redação

Posts Recentes

Jalapão terá aeroporto a partir de dezembro e promete impulsionar o turismo no Tocantins

Divulgação Gov TO Uma ótima notícia para os amantes do turismo ecológico e de aventura.…

22 horas atrás

AMITESP leva boas práticas do turismo regional ao maior evento de parcerias públicas do país

José Basílio de Faria, presidente da AMITESP. Divulgação Entre os dias 4 e 8 de…

22 horas atrás

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

2 dias atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

2 dias atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

3 dias atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

3 dias atrás