4 - Gastronomia

Sabores que contam histórias: Joinville valoriza sua diversidade cultural também à mesa

Divulgação

Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos turísticos, ela também conquista paladares. Herdeira de uma colonização marcada pela presença de europeus, a cidade transformou a gastronomia em expressão viva de sua identidade, e hoje é referência quando o assunto é comer bem no sul do Brasil.

Receitas passadas entre gerações, festas típicas, produtos artesanais e restaurantes que valorizam o sabor local fazem da experiência gastronômica em Joinville um verdadeiro passeio pela história. Cada ingrediente, preparo e tradição refletem o modo de vida dos imigrantes que chegaram à região a partir de 1851 e ajudaram a moldar o cotidiano da cidade — sempre com fartura, acolhimento e respeito aos rituais da boa mesa.

“A gastronomia de Joinville é diversa e afetiva. Reflete a origem dos nossos colonizadores, mas também mostra a criatividade e a hospitalidade do povo catarinense. Comer bem aqui é também entender nossa cultura e modo de viver”, afirma Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo de Joinville.

Da herança germânica ao toque italiano

Nos pratos típicos, a presença alemã é marcante com o tradicional eisbein (joelho de porco), o chucrute, as salsichas artesanais, os rollmops e o icônico marreco recheadocom spätzle. Mas é possível também encontrar influências italianas — como massas frescas, embutidos e polenta (o Tombo da Polenta é um ponto alto no evento VinVeneto) — e suíças, especialmente na doçaria e na confeitaria colonial, além de excelentes opções de frutos do mar frescos, preparados com um toque catarinense.

Influenciado pelo clima litorâneo, o pirão de peixe é um prato muito apreciado na região, preparado com farinha de mandioca e caldo de peixe. A Via Gastronômica dos Espinheiros e Vigorelli, localizadas à beira da Baia Babitonga, são famosas pelo cardápio à base de mariscos, camarões e peixes frescos. Para uma experiência mais contemporânea, há diversos bistrôs e restaurantes que se diferenciam por utilizar ingredientes locais para criar pratos inovadores.

Joinville também faz parte da Rota da Cerveja Catarinense, com cervejarias premiadas que se conectam com uma gastronomia mais contemporânea. Para quem busca experiências completas, oferece desde cafés tradicionais espalhados pela cidade aos coloniais em propriedades rurais, até menus autorais em restaurantes que reinterpretam as tradições com criatividade e sofisticação. Na via gastronômica e na Otto Boulevard se concentram os melhores restaurantes de Joinville.

Gastronomia em festa

Eventos como a Festa das Flores, festas típicas das comunidades rurais e festivais gastronômicos sazonais reforçam o papel da culinária como elo entre passado, presente e futuro. São momentos em que moradores e visitantes se encontram para celebrar sabores, histórias e raízes. A cidade tem um calendário recheado que celebra a cultura alimentar local, e quem estiver por lá até o dia 4 de maio ainda pode aproveitar para visitar um dos 17 estabelecimentos que estão na disputa pelo título de melhor buteco no Comida di Buteco 2025, que este ano comemora 25 anos de existência.

Comida di Buteco

11 de abril a 4 de maio

Com o tema “Paixão pelo Buteco”, a edição comemorativa reforça o papel dos butecos como espaços de convivência, memórias e tradições. 

Festival do MNIC – Museu Nacional da Imigração e Colonização

6 de julho

MNIC + Rua Rio Branco + Rua das Palmeiras

 Celebra a diversidade cultural dos imigrantes da cidade com comidas típicas, dança, música e história.

Chinequefest

Agosto (data a confirmar)

Local: A confirmar

Um festival inteirinho dedicado ao chineque, pão doce tradicional com muito sabor e afeto.

16ª VinVeneto

28 a 31 de agosto

 Expocentro Edmundo Doubrawa

 Vinhos, massas e cultura italiana em destaque em um evento cheio de sabor e tradição.

Festival de Cuca

14 de setembro

Praça Nereu Ramos

O doce mais amado da cidade ganha um dia inteiro de homenagens (e degustações).

Festa das Tradições

10 a 12 de outubro

 Expocentro Edmundo Doubrawa

 Evento multicultural que valoriza a gastronomia e tradições de diferentes povos que formam Joinville.

Stammtisch Joinville

18 de outubro

Via Gastronômica de Joinville

A tradicional confraternização de amigos ao ar livre, com chope, comidas típicas e espírito comunitário. Um evento feito pelas pessoas, para as pessoas — e para celebrar a cultura alemã com alegria e amizade.

85ª Festa das Flores

18 a 23 de novembro

Expoville

Um dos maiores eventos de Joinville, unindo exposição de flores, paisagismo, gastronomia e cultura em uma experiência sensorial inesquecível.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Bananeiras (PB) tem luau temático em Eco Parque Angicos

O Eco Parque Angicos, em Bananeiras (PB), viveu um momento marcante para o turismo regional…

20 horas atrás

Do litoral à capital, Summit Hotels disponibiliza opções de hospedagem no Carnaval

Divulgação Seja na praia, na serra, no interior ou até em outras regiões do Brasil,…

21 horas atrás

Hospedagem de charme transforma o Carnaval em experiência de descanso na serra

Divulgação Enquanto os grandes centros vivem dias de intensa agitação durante o Carnaval, cresce a…

2 dias atrás

Carnaval de Socorro destaca sustentabilidade, marchinhas e programação infantil

Divulgação Localizada no Circuito das Águas Paulista, Socorro fica a 130 km de São Paulo…

5 dias atrás

Marília – Cidade dos Dinossauros

Localizada no centro-oeste paulista, a Marília é um destino que une história, cultura, ciência e…

6 dias atrás

Hotel Fazenda São Matheus é refúgio ideal para famílias em Serra Negra

Divulgação O Hotel Fazenda São Matheus, em Serra Negra (SP), é uma antiga fazenda produtora…

6 dias atrás