0 Home-Destaque - banner principal

Rondonópolis, agronegócio e ecoturismo

A cidade de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, é considerada um polo econômico da região, mas se destaca também pelo ecoturismo.

Foto por iStock / Leandro A Luciano

Um dos eventos mais famosos da cidade é a feira agropecuária Exposul, que acontece entre os meses de agosto ou setembro de cada ano, e está entre as dez maiores e mais influentes feiras agropecuárias brasileiras.

Entre as belezas naturais que atraem os ecoturistas para a região está o Parque Ecológico João Basso, uma área de preservação ambiental particular, com cachoeiras, grutas, inscrições rupestres e trilhas que levam à Cidade de Pedra, um local que se assemelha a uma metrópole feita de pedras e que impressiona a todos que a visitam.

Há ainda o Parque Municipal do Escondidinho, o Morro do Assentamento Água da Serra, a Serra da Onça e o Morro do Naboreiro, além de 27 quedas d’água que enriquecem as belezas naturais.

O Rio Ponte de Pedra, famoso rio da cidade, é um local é bastante procurado para a prática de esportes radicais. O cais às margens do Rio Vermelho, que corta a cidade, é um dos pontos turísticos mais visitados, com uma bela vista ao entardecer.

O Parque Encontro das Águas, espaço público, é voltado ao esporte e lazer e à contemplação de reserva natural. A cidade conta ainda com dois parques aquáticos particulares, o Águas Quentes Cidade de Pedra e o Vale Das Pedras Acqua Park Hotel.

A história da cidade pode ser vista no Museu Rosa Boróro, com objetos antigos que foram doados pela população: rádios, televisores, ferros de passar que funcionavam a carvão, telefones, sandálias, máquinas manuais de moer café – todos os itens estão impregnados pelas vibrações da história. 

Em Rondonópolis fica localizada a Reserva Indígena Tadarimana, que possui uma área de mais de 9 mil hectares e cerca de 200 habitantes da etnia Bororo, aberta à visitação.

Com todas essas características, a cidade é também palco para diversos campeonatos esportivos, como de skate, motocross, Fórmula Uno, festival de arrancadas e vôlei de praia.

A temperatura média da cidade é de 34ºC, por isso, se optar por conhecer esse incrível lugar, é bom estar preparado para o calor.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / Leandro A Luciano

Da Redação

Posts Recentes

Monte Verde é opção perfeita para férias longe das praias lotadas

Montanhas de Monte Verde. Foto por: Eliria Buso Clima ameno, natureza preservada e um charme…

19 horas atrás

Café, vinhos e histórias de família: os caminhos rurais de Serra Negra

Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph Quem se aventura para além das ruas comerciais de Serra…

23 horas atrás

Pousada Villa dos Leais tem tarifas especiais para as férias de verão

Divulgação Janeiro é tempo de desacelerar e aproveitar o momento para lazer e descanso. Os…

2 dias atrás

Lançamento do documentário acerca do maior manguezal urbano do Brasil:  temática de preservação e Economia Azul no ES

O média-metragem “Impacta Oceano: Mangue é Vida”, com lançamento no ES marcado para 12/12, evidencia…

2 dias atrás

Verão na Liberdade: cultura japonesa, gastronomia e experiências para curtir as férias na capital

Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…

3 dias atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

3 dias atrás