Ribeirão Pires, uma boa opção para passar o dia

Localizada na região metropolitana de São Paulo, a cidade de Ribeirão Pires é uma Estância Turística e excelente opção de passeio bate-volta para os paulistanos, ou mesmo para quem busca um lugar com estrutura, mas com muita tranquilidade. O nome da cidade vem de um ribeirão que corta a localidade.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

O Circuito Gastronômico é um dos grandes atrativos, com vários restaurantes e bares catalogados. O segmento proporciona experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, apresentadas de tal maneira que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente da região.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Há vários lugares para conhecer na cidade, como a Capela Nossa Senhora do Pilar, erguida em 1714 pelo Capitão-Mor Antônio Corrêa de Lemos e abençoada pelo Frei Pacífico, no dia 25 de março de 1714. A capela constitui-se em importante exemplar arquitetônico do século XVIII e até hoje está praticamente inalterada.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

O Mirante Santo Antônio, com 807 metros de altitude, tem uma das melhores vistas panorâmicas da cidade, de onde se avista toda a Represa Billings e onde está a Capela de Santo Antônio do Mirante, construída entre os anos de 1942 e 1950. Já o Mirante São José, com 800 metros de altura, permite uma visão de 180º da região central de Ribeirão Pires. No local, há uma estátua de São José, eleito Santo Padroeiro da cidade em outubro de 1983.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

O Jardim Oriental, que fica ao lado do Paço Municipal, é formado por vegetação e árvores plantadas, como cerejeiras, com queda d’água e lagos, seguindo a tradição milenar do povo japonês.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Quem gosta de natureza vai encontrar várias opções para visitar na cidade, como o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, com uma área de 100 mil m² e totalmente banhado pela Represa Billings, onde se tem o camping municipal; e o Parque Municipal Pérola da Serra, onde há uma casa construída em 1945, em estilo colonial de influência mexicana, caramanchão e um túnel de aproximadamente 100 metros.

Se o visitante for mais aventureiro, a Pedra do Elefante é o “point” para a prática de esportes radicais como rapel, escalada, trekking e downhill. Para se chegar à pedra é preciso percorrer uma trilha de aproximadamente 1h30, cercada de Mata Atlântica.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Para encerrar a visita à cidade, uma passada na Vila do Doce é uma boa opção. Por lá há vários quiosques de alimentação e artesanato.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Sergio Luiz Jorge – expressão studio