0 Home-Destaque - banner principal

Ribeirão Claro: águas azuis, aventura e fazendas de café

Localizada na região norte do estado do Paraná, divisa com o estado de São Paulo, Ribeirão Claro foi sede de muitas fazendas de café na época áurea do chamado “ouro verde”. Hoje é um destino procurado por quem busca belezas naturais e turismo de aventura.

Foto por Jose Reynaldo da Fonseca, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Um dos pontos mais procurados é a Represa de Chavantes, que banha a cidade que faz parte da chamada Angra Doce. Com águas azuis quase transparentes, a represa é procurada por pescadores, para esportes náuticos e passeios de barco, além de banhistas que lotam as prainhas em época de verão.

O Morro do Gavião, com 850 metros de altura, em frente à represa, é o “point” para esportes radicais como rapel, escalada e voo livre, assim como a Rampa da Pedra do Índio, que fica a 9 km do centro da cidade e tem ainda área de camping em seu entorno, com vista também para a represa.

O turismo rural está presente no roteiro de quem visita a cidade, como a Fazenda Pinhalzinho, antigo destaque no plantio do café, com um ambiente rústico em suas instalações que também funcionam como pousada. É possível fazer uma vivência no laboratório de degustação e classificação do café, com orientações profissionais em um teste cego, além de oficina de cerâmica onde é possível fabricar sua própria peça durante o curso.

Já na Fazenda Monte Bello, que faz parte da Rota do Café, a programação dura o dia inteiro. Ao chegar é oferecido um café rural, com pães, bolos, biscoitos e delícias da fazenda. Os visitantes são convidados a fazer uma trilha de quatro horas, numa total imersão junto à natureza. No fim do dia, visita às antigas instalações do local, com o guia da casa ensinando todo o processo do café, do cultivo à colheita. Chama a atenção de turistas que procuram imersão na natureza e atividades históricas.

Foto por Jose Reynaldo da Fonseca, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Outra atração da cidade é a Ponte Pênsil Alves Lima, a única ponte pênsil revestida em madeira do país, tombada inclusive pelo patrimônio histórico.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Paladinomat, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Belo Horizonte celebra sabores, afetos e políticas públicas na 2ª Bienal da Gastronomia

Crédito: Jackson Romanelli Em mais uma ação de fortalecimento e promoção do título de Cidade…

9 horas atrás

Cachoeira Paulista e Boiçucanga são cenários das festas de Réveillon da Summit Hotels

Divulgação O final do ano já tem endereço certo para quem busca experiências únicas em…

1 dia atrás

Café premiado e turismo de experiência marcam o novo rosto de Serra Negra

Crédito: Gerson Cordeiro / Videograph A história de Serra Negra, no coração do Circuito das…

1 dia atrás

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

2 dias atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

2 dias atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

3 dias atrás