0 Home-Destaque - banner principal

Resende, da natureza ao combustível nuclear

A maioria das pessoas conhece Resende por sediar a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), responsável pela formação de oficiais do Exército, mas o município tem muito mais a oferecer.

Foto por iStock / Gilberto_Mesquita

No Rio de Janeiro, a cidade faz divisa com Minas Gerais e São Paulo e historicamente, é uma das cidades mais valiosas do nosso país. Era habitada pelos índios Puris e, durante o século XVII, com a busca pelo ouro e pedras preciosas, foi local de acampamento de exploradores. Passou a ser Vila em 1801, período em que se tornou a maior produtora de café do Vale do Paraíba.

Na região do centro, é possível ver antigos prédios, casarões e sobrados, que levam os visitantes a uma viagem no tempo. Eles retratam os primórdios da vila e como ela se desenvolveu com o passar dos anos.

Foto por iStock / jantroyka

O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e um dos mais altos do Brasil, e fica em Resende. É a atração perfeita para buscar aventura e apreciar uma das mais belas paisagens naturais do país. O topo pode ser alcançado com 2 horas de caminhada, e o monte conta com 17 pontos de escalada com diferentes graus de dificuldade. O Pico fica no Parque Nacional do Itatiaia, que tem parte de seu território em Resende.

No Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça, há grandes extensões de matas preservadas, nascentes e riachos, e na Serrinha do Alambari, uma área de Proteção Ambiental, é fácil encontrar cachoeiras, rios com águas límpidas e frias e vários criadores de trutas.

Engenheiro Passos, distrito de Resende, distante 28 km do centro, tem como marca registrada a presença dos hotéis-fazenda, todos eles em sedes antigas de grandes propriedades rurais. Os casarões atestam a opulência e a prosperidade econômica da época do café no Vale do Paraíba.

Capelinha é outro ponto obrigatório de parada, situada a 20 km do centro urbano de Resende, e é uma área típica de pecuária leiteira.

Foto por iStock / Celli07

A famosa Visconde de Mauá também é um distrito de Resende. Famosa pelo seu charme, foi colonizada por alemães, que deixaram suas marcas na arquitetura e gastronomia local. É “point” para esportes como voo livre, canoagem, trilhas e mountain biking.

A cidade tem ainda importância nacional por abrigar a Fábrica de Combustível Nuclear, complexo das Indústrias Nucleares do Brasil, única capaz de promover o enriquecimento de urânio no país.

Há também museus interessantes para serem visitados, como o Museu Militar da AMAN, o Centro Cultural Visconde de Mauá, o Museu Duas Rodas, o Museu de Arte Moderna de Resende e o Museu da ANVFEB (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira).

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / Rodrigo_Albertini

Da Redação

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

2 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

2 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

3 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

3 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

3 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

3 dias atrás