0 Home-Destaque - banner principal

Resende, da natureza ao combustível nuclear

A maioria das pessoas conhece Resende por sediar a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), responsável pela formação de oficiais do Exército, mas o município tem muito mais a oferecer.

Foto por iStock / Gilberto_Mesquita

No Rio de Janeiro, a cidade faz divisa com Minas Gerais e São Paulo e historicamente, é uma das cidades mais valiosas do nosso país. Era habitada pelos índios Puris e, durante o século XVII, com a busca pelo ouro e pedras preciosas, foi local de acampamento de exploradores. Passou a ser Vila em 1801, período em que se tornou a maior produtora de café do Vale do Paraíba.

Na região do centro, é possível ver antigos prédios, casarões e sobrados, que levam os visitantes a uma viagem no tempo. Eles retratam os primórdios da vila e como ela se desenvolveu com o passar dos anos.

Foto por iStock / jantroyka

O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e um dos mais altos do Brasil, e fica em Resende. É a atração perfeita para buscar aventura e apreciar uma das mais belas paisagens naturais do país. O topo pode ser alcançado com 2 horas de caminhada, e o monte conta com 17 pontos de escalada com diferentes graus de dificuldade. O Pico fica no Parque Nacional do Itatiaia, que tem parte de seu território em Resende.

No Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça, há grandes extensões de matas preservadas, nascentes e riachos, e na Serrinha do Alambari, uma área de Proteção Ambiental, é fácil encontrar cachoeiras, rios com águas límpidas e frias e vários criadores de trutas.

Engenheiro Passos, distrito de Resende, distante 28 km do centro, tem como marca registrada a presença dos hotéis-fazenda, todos eles em sedes antigas de grandes propriedades rurais. Os casarões atestam a opulência e a prosperidade econômica da época do café no Vale do Paraíba.

Capelinha é outro ponto obrigatório de parada, situada a 20 km do centro urbano de Resende, e é uma área típica de pecuária leiteira.

Foto por iStock / Celli07

A famosa Visconde de Mauá também é um distrito de Resende. Famosa pelo seu charme, foi colonizada por alemães, que deixaram suas marcas na arquitetura e gastronomia local. É “point” para esportes como voo livre, canoagem, trilhas e mountain biking.

A cidade tem ainda importância nacional por abrigar a Fábrica de Combustível Nuclear, complexo das Indústrias Nucleares do Brasil, única capaz de promover o enriquecimento de urânio no país.

Há também museus interessantes para serem visitados, como o Museu Militar da AMAN, o Centro Cultural Visconde de Mauá, o Museu Duas Rodas, o Museu de Arte Moderna de Resende e o Museu da ANVFEB (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira).

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / Rodrigo_Albertini

Da Redação

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

21 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

1 dia atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

2 dias atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

2 dias atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

2 dias atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

2 dias atrás