0 Home-Destaque - banner principal

Quinta da Regaleira em Sintra, templo dedicado à cultura e arquitetura

Quinta da Regaleira. Todas as fotos deste post são de Marcio Masulino.

Como se sabe, uma “quinta” em Portugal, é uma propriedade rural, uma fazenda e a Quinta da Regaleira é uma das mais belas do país. Está situada no centro histórico de Sintra e foi denominada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

É um incrível espaço com várias construções e um jardim belíssimo onde é possível entrar num mundo de símbologia, metáforas e referências a Dante, Camões, Ordem de Cristo entre outros.

Um dos primeiros registros da propriedade data de 1697, quando José Leite era seu dono. Depois, foi comprada, em 1715, por Francisco Albertini Guimarães de Castro que a denominou como Quinta do Castro. Mais tarde, por Manoel Bernardo, depois pela Baronesa de Almeida e, em 1892, pelo Dr. António Augusto de Carvalho Monteiro que contratou o renomado arquiteto Luigi Manini para a construção do Palácio da Regaleira.

Carvalho Monteiro nasceu no Brasil e herdou uma enorme fortuna oriunda do comércio do café e de pedras preciosas. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, retornou ao Brasil e, em 1876, mudou-se para Sintra. Amante de Camões, monarquista, bibliógrafo, maçom e filantropo, Carvalho Monteiro sofreu muito com a derrubada do rei D. Manuel II e veio a falecer em 1920. Foi enterrado no jazigo da família (repleto de simbologia) também projetado por Luigi Manini.

A construção em todo o terreno foi minuciosamente pensada e planejada dentro do conceito de vida de Carvalho Monteiro. Os estilos arquitetônicos da Quinta da Regaleira foram o neomanuelino e renascentista, com ênfase na imersão das construções em um jardim aos moldes do bíblico Jardim do Éden. Referências à mitologia grega dão a grandiosidade do pensamento de Monteiro, assim como grandes nomes da história como Dante, Camões e Templários da Ordem de Cristo.

Veja também o post completo sobre Sintra, sua história e principais pontos turísticos, como Castelo dos Mouros, Panlácio Nacional, Convento dos Capuchos e muitos outros.

E muito mais!

Na Quinta da Regaleira reúne-se a mais lúcida expressão intelectual do desenvolvimento humano. Cada pedra colocada foi posta com um propósito. O que poderia ser um caos, na realidade, é um verdadeiro templo dedicado à Sabedoria Divina dada aos homens. Um lugar inesquecível e um passeio maravilhoso!

Todos as fotos do post são de Marcio Masulino

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.

.

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

14 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

18 horas atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

2 dias atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

2 dias atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

2 dias atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

2 dias atrás