2 - Cultura

Programação do Museu H. P. Índia Vanuíre inclui atividades que destacam o Dia da Consciência Negra

O Museu H. P. Índia Vanuíre (MIV), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destaca o Dia da Consciência Negra na programação da terceira semana de novembro. As atividades gratuitas valorizam a cultura africana e afro-brasileira.  

Divulgação

A programação inicia-se com a palestra Ensino Antirracista, nesta terça-feira, 14 de novembro, das 9h às 10h e das 14h às 15h30. O encontro pretende sensibilizar o público sobre ações cotidianas antirracistas, estratégias para enfrentamento do racismo institucional, além de e mostrar a importância do movimento negro.

Na quinta-feira, 16 de novembro, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, acontecerá uma roda de conversa focada nas Técnicas e História das Tranças Afro, no empoderamento e na valorização da estética e da beleza negra, enquanto rompemos padrões e aproximamos culturas. Após um diálogo muito enriquecedor sobre o tema, será realizada uma oficina prática dedicada a ensinar e explorar a rica história das tranças afro.

Na sexta-feira, 17 de novembro, também das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, haverá a Oficina: Danças Africanas e Afro-brasileiras, em que o público aprenderá movimentos de danças e ritmos africanos e afro-brasileiros, relacionando a dança com a educação corporal e a formação da cidadania. A oficina terá um momento de diálogo reflexivo sobre a importância da dança afro na construção de identidade e cidadania. As danças africanas tradicionais são realizadas em ocasiões importantes. Destacam-se as cerimônias em rituais de passagem, nascimento, casamento, morte, colheita, guerra, alegria, tristeza, doenças e agradecimentos. Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o ahouach, o guedra, o schikatt, a gnawa, a kizomba e o semba.

Haverá também a Oficina de Máscaras Africanas, na terça-feira, 21 de novembro, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30. Utilizando papel e papelão, será realizada uma oficina de ensino da técnica de modelagem, texturização, pintura e finalização de máscaras africanas, elementos de forte significado cultural. Os participantes poderão dar asas à criatividade e ao mesmo tempo aprender sobre a riqueza cultural africana. As máscaras africanas são elementos culturais de extrema importância para os diversos povos que integram a África, sobretudo para os países da região subsaariana, localizada ao sul do deserto do Saara.

Finalizando as atividades da semana, na quarta-feira, 22 de novembro, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, será realizada a Oficina de Turbantes. No começo haverá uma roda de conversa sobre o turbante como um elemento representativo da cultura negra. Essa conversa enriquecedora contribuirá para a compreensão da riqueza cultural que o turbante representa. Em seguida, será realizada uma oficina prática dedicada aos diversos tipos de uso dos turbantes. O público terá a oportunidade de aprender e experimentar as muitas formas de expressão deste tradicional adorno que significa um resgate de identidade e é símbolo de importância máxima na cultura afro, já que com suas diversas amarrações, estampas e cores, carrega muitas histórias.

SERVIÇO

Palestra Ensino Antirracista 

Data: 14/11

Horário: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30

Técnicas e História das Tranças Afro 

Data: 16/11

Horário: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30

Oficina Danças Africanas e Afro-brasileiras

Data: 17/11

Horário: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30

Oficina Máscaras Africanas

Data: 21/11

Horário: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30

Oficina de Turbantes

Data: 22/11

Horário: das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre    

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 18h; quintas, das 9h às 20h   

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP   

Instagram: @museuindiavanuire    

Facebook: / museuindiavanuire/   

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Gerentes de excelência comandam o Marriott Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

O emblemático hotel Marriott de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, está localizado no…

14 horas atrás

Grupo Aero Service se destaca com serviço de transfer executivo

O Grupo Aero Service se destaca pelos serviços prestados a passageiros em diversos aeroportos do…

15 horas atrás

5ª edição do ‘MAB Margens – Feira de Artes Gráficas’ acontece no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

O Museu celebra o sucesso do evento que reúne artistas e coletivos sob sua marquise,…

18 horas atrás

Ação de empresários lança Circuito Gastronômico em Nísia Floresta (RN)

Nísia Floresta, um destino emergente no Estado do Rio Grande do Norte, conta com as…

2 dias atrás

Aviva anuncia R$ 1.2 bilhão de faturamento em 2023

A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do Hot Park – um dos melhores e mais…

2 dias atrás

TAAG assume operação exclusiva da rota Luanda-Lisboa com a sua frota internacional

Dando seguimento ao plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder…

2 dias atrás