O município de São Sebastião acabou de conquistar um marco relevante com a vitória no Prêmio Nacional do Turismo 2025, considerada a premiação mais importante do setor. O Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos conquistou o primeiro lugar na categoria Valorização do Patrimônio Natural no Turismo.
“Esse prêmio consolida São Sebastião como referência em turismo sustentável no Brasil. Estamos investindo em políticas públicas que protegem nossa biodiversidade, fortalecem a economia local e valorizam o conhecimento científico. É uma conquista que demonstra que cuidar do meio ambiente e gerar oportunidades caminham juntos”, afirma o prefeito, Reinaldinho Moreira.
O Prêmio é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo e visa reconhecer pessoas e iniciativas que contribuem para a economia, fortalecem a inclusão social e protegem o meio ambiente. Na edição deste ano, foram 379 projetos inscritos oriundos de todas as regiões do país, o que evidencia o impacto dessa conquista.
“Este prêmio reafirma que São Sebastião está no caminho certo ao promover um turismo que protege nossa biodiversidade, gera oportunidades e inspira toda a região. O Programa de Avistamento Responsável é fruto de um trabalho conjunto, que une ciência, educação, comunidade e setor náutico. É uma conquista de todos que acreditam no potencial do turismo sustentável”, destaca o secretário de Turismo, Leandro Pereira.
Esse resultado é ainda mais importante porque São Sebastião já havia conquistado, no final de novembro, o Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025, na categoria ODS 14 – Vida na Água, também graças ao mesmo programa.
Parcerias e impactos positivos
O Programa de Avistamento Responsável é desenvolvido em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista, Instituto Argonauta, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio -Alcatrazes) e a Marinha do Brasil. Um dos objetivos do projeto é capacitar gratuitamente profissionais e operadores náuticos para atuar com responsabilidade no avistamento dos animais. Foram realizadas 150 capacitações neste ano. Além disso, o Selo Avistamento Responsável é fornecido àqueles que trabalham com boas práticas respeitando a distância e o espaço dos animais.
O foco em educação também é grande, com instalação de placas e totens, distribuição de folhetos e campanhas de conscientização também para os visitantes.
O avistamento de cetáceos é mais comum na baixa temporada (de maio a agosto). Somente neste ano foram 811 baleias avistadas (dados conferidos até 24 de novembro), um número maior do que o registrado nos dois anos anteriores (782 em 2023 e 561 em 2024).
Por fim, vale ressaltar o impacto econômico positivo que o projeto gera para a cidade: segundo o Observatório Municipal de Turismo, 15 mil pessoas participaram de passeios de avistamento em 2025, o que gerou mais de R$ 4 milhões em movimentação turística.
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o público não pagará nada para visitar a exposição…
Da esquerda para a direita: Eduardo Jacsenis, diretor da FuMTran; Fábio Magalhães, curador da FuMTran;…
Brasileiros imaginam um futuro marcado por natureza exuberante, comunidades pequenas e tecnologia sustentável, aponta pesquisa…
Com a proximidade da realização da tradicional São Silvestre e outros eventos para corredores, o…
Festival em Piracaia entre 11 e 14/12 reunirá diversos eventos, degustações orientadas, jantares harmonizados e…
Culinárias italiana, alemã, portuguesa, espanhola, húngara e asiática fazem parte da primeira edição paulistana, que…