Search
quarta-feira 20 março 2019
  • :
  • :

Praia da Joaquina em Florianópolis

Praia da Joaquina

Praia da Joaquina. Fotos Marcio Masulino

Lendas, encantos e atrativos

A história contada sobre a linda praia da Joaquina é fantástica e envolta em um conto de amor.

No século XIX vivia Joaquina, uma moradora da Lagoa da Conceição que infelizmente morreu de tristeza quando seu marido, Alberto, pescador, saiu para o alto mar e nunca mais voltou. No mesmo período, também perdeu sua mãe, seu pai e seu avô. Com fios de esperança, Joaquina sempre ia catar mariscos nas pedras da praia para ver se seu amor, por um milagre, voltaria. Passado uns meses, ela foi encontrada morta na areia, com o mar lambendo seu corpo. Não houve espanto da população, pois tamanha desgraça só poderia ter esse fim. Os antigos dizem que a praia da Joaquina foi batizada em homenagem a ela. Porém outras tantas histórias sobre Joaquina foram escritas e ninguém sabe a certo o que realmente aconteceu.

Portanto, lendas a parte, essa badaladíssima praia tem encantos e atrativos mais felizes que a da própria Joaquina.

Praia da JoaquinaAs ondas perfeitas para a prática do surf tornaram o lugar conhecido no Brasil e no mundo. No início da década de 1970, foram realizados campeonatos nacionais e etapas do internacional, como o Hang Loose Pro Contest.  Esses campeonatos trouxeram para cá surfistas de todos os cantos do planeta.

Para completar o cenário cinematográfico, as dunas onde os mais ágeis praticam o Sandboard, uma espécie de surf de areia, fervem de pessoas. As dunas Joaquina já são famosas também no mundo inteiro por suas perfeitas características para a prática desse esporte.

A praia de Joaquina, ou Joaca, possui três quilômetros de extensão. Em seus costões existem vestígios de oficinas líticas, ou seja, locais onde os antigos indígenas usavam para a fabricação de objetos se utilizando das rochas para polir e afiar as setas, entre outros.

Praia da Joaquina

Para saber mais sobre cultura, esportes e turismo da cidade de Florianópolis, clique aqui 




Deixe uma resposta