1 - Turismo

Pousada Piuval se consolida como vitrine de soluções sustentáveis com sede do IMPACTO

Divulgação

A Pousada Piuval, referência em ecoturismo e conservação no Pantanal Norte, sediou a inauguração da base de pesquisa IMPACTO – Instituto de Mitigação de Problemas Ambientais com Comunidades Tradicionais e Onças, iniciativa que une ciência, turismo sustentável e envolvimento comunitário para promover a coexistência entre onças-pintadas e comunidades tradicionais Localizada na histórica Fazenda Ipiranga, com mais de 150 anos de atividade pecuária, e em posição privilegiada na Transpantaneira, estrada que liga Poconé a Porto Jofre, a Pousada Piuval agora abriga a sede física do instituto, ampliando seu papel como vitrine de soluções para a conservação e a geração de renda na região.

Da necessidade à ação: duas visões que se encontram


Para o fundador do instituto e médico veterinário Paul Raad, o IMPACTO nasceu de uma urgência: criar formas viáveis para que o maior predador das Américas e as comunidades locais possam coexistir em harmonia. “Nossa missão é conservar a onça-pintada em seu habitat natural, reconhecendo sua importância ecológica, mas também compreendendo os desafios enfrentados pelas comunidades pantaneiras e ribeirinhas. Queremos ser uma ponte, levando soluções sustentáveis e eficazes que beneficiem tanto a fauna quanto as pessoas”, explica.

Eduardo Eubank, diretor da Pousada Piuval, lembra que a parceria com projetos de preservação não é recente. “Desde de 2017 já realizamos ações de preservação na fazenda, mas agora estamos institucionalizando com o IMPACTO. E, desta forma, reforçamos nosso compromisso e mostramos que é possível proteger e gerar oportunidades, pois aqui é um dos poucos lugares do Pantanal Norte onde as onças podem ser avistadas com facilidade”, afirma.

Ciência, turismo e resultados concretos


A escolha da Pousada Piuval para sediar o IMPACTO foi estratégica: a região apresenta alta incidência de conflitos entre onças e atividades produtivas, especialmente a pecuária. Inclusive, a própria Piuval já sofreu com perdas de gado, mas se tornou exemplo ao reduzir em mais de 80% os prejuízos com medidas como manejo de pasto, piquetes noturnos, iluminação estratégica e monitoramento por câmeras. “O impacto vai muito além da pesquisa; pessoas do mundo todo vêm ao Pantanal e se hospedam na Piuval dispostas a ver a onça-pintada, o que é muito bom para a economia local e a empregabilidade”, destaca Eubank.

O instituto atua em cinco frentes: coexistência, ciência aplicada, monitoramento, educação ambiental e ecoturismo responsável. Para Raad, o turismo é um dos principais aliados da conservação. “Ele transforma a onça em um ativo vivo, valorizado e protegido, conectando visitantes à realidade pantaneira e criando aliados no mundo todo.”

Parcerias e alcance internacional


O IMPACTO já mantém parcerias com universidades brasileiras como UFMT, UNESP e USP, além de instituições internacionais como WWF, WPS e KACF, que contribuem com apoio técnico, científico e financeiro. Representantes dessas organizações já estiveram na Pousada Piuval para conhecer de perto o trabalho e discutir formas de colaboração. Voluntários de vários países participam ativamente das ações, fortalecendo áreas como monitoramento, educação ambiental e estratégias de prevenção à predação. Essas trocas renderam frutos concretos, como o apoio à construção da sede e o planejamento de novos projetos conjuntos.

Para Eubank, essa rede é um diferencial: “O turista consciente ajuda a financiar equipamentos, contribui para o trabalho de campo e se torna guardião da fauna. Essa presença inibe incêndios e caça ilegal, protegendo não só as onças, mas todo o ecossistema.”

O Pantanal como inspiração e campo de ciência


Mais do que um centro de pesquisa, o IMPACTO e a Pousada Piuval oferecem uma experiência transformadora. Em meio à vastidão do Pantanal e à diversidade da fauna, os visitantes participam de passeios guiados em trilhas, cavalgadas e safaris, para a observação de vida selvagem, vivenciando de perto a importância de manter esses ecossistemas intactos.

Para Raad, a nova estrutura amplia as possibilidades: “Queremos oferecer campo, estrutura e orientação para estudantes e profissionais desenvolverem pesquisas aplicadas à conservação, sempre com protagonismo de quem vive o Pantanal.”

Ao integrar ciência, comunidade e visitantes, o IMPACTO e a Pousada Piuval mostram que é possível transformar desafios em oportunidades, garantindo que a onça-pintada continue sendo símbolo de vida e equilíbrio no Pantanal e na região de Poconé, no Mato Grosso.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

1 tonelada de alimentos doados com a Bike Tour SP 

Passeio cultural que já reuniu mais de 100 mil pessoas em São Paulo alia mobilidade,…

15 horas atrás

Exposição imersiva Titanic no Shopping Eldorado

Com artefatos originais, recriações de ambientes e instalações em 3D, Titanic: Uma Viagem Imersiva chega…

15 horas atrás

Noites do Espanto chega à Roda Rico nos dias 25 e 26 de outubro

Roda-gigante de São Paulo seguirá com a programação de terror nos dias 1º e 2…

16 horas atrás

Campanha de vacinação no Museu Catavento 

Vacinas contra febre amarela, sarampo e influenza serão aplicadas nas dependências do Museu Catavento nesta…

16 horas atrás

Instalação Terra em Trama no Museu das Culturas Indígenas 

Instalação colaborativa reúne cartografias de comunidades indígenas do Paraná em estrutura de madeira e sapé.…

16 horas atrás

Roteiro de padarias no Estado para visitar no Dia Mundial do Pão

Quem resiste a um pão quentinho com manteiga? Não há como negar a paixão dos…

16 horas atrás