Porto Trombetas na verdade não é uma cidade, mas sim um distrito do município paraense de Oriximiná, em plena Floresta Amazônica.
Surgiu com o Projeto Porto Trombetas, em 1974, com a missão de acomodar os trabalhadores que construíam a estrutura para mineração na Serra do Saracá. Com o término da construção da estrutura em 1976 e a necessidade de acomodação dos funcionários que iriam operar na extração na mina, a vila provisória se tornou permanente. Em 1999, a vila foi elevada à categoria de distrito.
A pesca esportiva no local atrai pescadores de todo o mundo, e as belezas naturais são os grandes atrativos. A região é uma reserva biológica, onde estão protegidas espécies animais e vegetais, como as tartarugas-da-amazônia e os castanhais, sob a supervisão do Instituto Chico Mendes (ICMBio).
Há inúmeras cachoeiras, como a do Tambaqui, Caramataurá, Chuvisco, Boqueirão e Ventilado, incrustadas em meio à mata, formando uma paisagem única.
A localidade possui um grande auditório para teatro e cinema, o Cine-teatro. As atrações variam ao longo do ano e, no caso do cinema, também não há filmes regulares.
A gastronomia local tem como base os peixes amazônicos e o famoso açaí.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Carolina Teixeira de Melo Franco, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons
Montanhas de Monte Verde. Foto por: Eliria Buso Clima ameno, natureza preservada e um charme…
Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph Quem se aventura para além das ruas comerciais de Serra…
Divulgação Janeiro é tempo de desacelerar e aproveitar o momento para lazer e descanso. Os…
O média-metragem “Impacta Oceano: Mangue é Vida”, com lançamento no ES marcado para 12/12, evidencia…
Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…
A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…