Porto Murtinho: capital da pesca esportiva

Porto Murtinho é uma das mais visitadas cidades do Mato Grosso do Sul, principalmente por pescadores que buscam as águas do Rio Paraguai, que corta o município e oferece mais de 230 espécies de peixes.

Foto por Prefeitura Municipal de Porto Murtinho / reprodução via http://www.portomurtinho.ms.gov.br/

Em Porto Murtinho, pousadas e barcos hotéis oferecem conforto e tranquilidade, incluindo desde a hospedagem até a preparação de iscas, barcos e motor e chegando à pescaria no Rio Paraguai, onde donos de hotéis, piloteiros e pescadores são voltados para o atendimento daqueles que fazem de Porto Murtinho o paraíso da pesca esportiva, liberada de março a novembro.

A 440 km de Campo Grande, capital do estado, a cidade tem vários pontos para se conhecer, como o Castelinho, construído por Thomaz Herrera, entre 1905 e 1914, quando foi interrompida em função da 1ª Guerra Mundial. Thomaz Herrera mandou construir o prédio em estilo europeu para receber sua amada Virgínia, sobrinha de um imperador austríaco. O material da construção foi importado da Europa, incluindo instalações inexistentes na região, como água encanada e energia elétrica.

Foto por Prefeitura Municipal de Porto Murtinho / reprodução via http://www.portomurtinho.ms.gov.br/

O edifício Jorge Abrão, antigamente denominado Prefeitura Cuê, foi construído entre 1920 e 1922 pelo uruguaio José Grosso Ledesma, para ser a sede da prefeitura do município. Em 2005, após revitalização, voltou a abrigar o Paço Municipal.

Às margens do Rio Paraguai, o Cine Teatro Ney Machado Mesquita, construído no período de colonização do município de Porto Murtinho, servia como depósito da erva-mate que era extraída da região sul do estado e transportada através do porto de embarque da cidade. Posteriormente no local funcionou o Cinema. Hoje, após restauração, abriga um Anfiteatro onde são realizados eventos de pequeno e médio porte.

Foto por Prefeitura Municipal de Porto Murtinho / reprodução via http://www.portomurtinho.ms.gov.br/

Há vários monumentos espalhados pela cidade, como o Monumento ao Pantanal, na Praça dos Tuiuiús, o do Touro Candil em homenagem ao folclore regional, o Monumento ao Pioneiro, ao Chalaneiro, ao Pescador, ao Lenhador, ao Aguatero e a Praça do Tereré.

Uma curiosidade é que, por estar a 80 km do Paraguai, o português, o castelhano e o guarani são idiomas correntes na cidade.

Porto Murtinho está na Rota Travessia do Pantanal, a maior planície alagada do planeta e a terceira maior reserva ambiental do mundo, com fauna e flora diversificadas. O local atrai turistas do mundo inteiro que buscam uma paisagem exótica e atividades inusitadas, como pesca, safári, trilhas e passeios de barco.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Porto Murtinho / reprodução via http://www.portomurtinho.ms.gov.br/