Pontal do Paraná: praias limpas e belezas naturais

A 95 km de Curitiba, o Pontal do Paraná oferece aos visitantes a possibilidade de estar em meia à natureza preservada, com praias e rios, e uma grande bacia litorânea, sendo um dos principais destinos turísticos do Paraná.

Foto por iStock / Jair Ferreira Belafacce

São 23 km de orla com 48 praias, todas com larga faixa de areia branca, e em várias delas se tem o contato com as últimas áreas de preservação de restinga do Sul do país.

O lado sul termina na baía que divide o continente da Ilha do Mel, com águas limpas e quentes que atraem grande número de surfistas. Nessa região é possível observar golfinhos adultos que buscam o local para se alimentar e cuidar dos filhotes. Eles chegam até 2,2 metros e podem ser vistos em algumas praias na Ponta do Poço.

O lado norte faz parte da baía de Paranaguá, e é nessa região que se concentram bares e restaurantes, que têm como ponto forte pratos da gastronomia caiçara, além de lojas de artesanato local e produtos frescos da pesca artesanal.

Há na cidade dois museus que valem ser visitados. O Museu Marinho tem em seu acervo várias espécies da fauna aquática local e informações sobre a história natural da região. No Memorial do Município de Pontal do Paraná, está a história e a cultura caiçara local e uma réplica de uma típica vila de pescadores da região.

Pontal do Paraná é ideal para quem busca lindas paisagens, praias limpas com opções de bom surfe e esportes náuticos e agito noturno na praia. A cidade notabiliza-se também pela pesca artesanal e esportiva e pelo ecoturismo.

A Praia de Pontal do Sul conta com uma grande extensão de areia, terminando na baía que divide o continente da Ilha do Mel. Ao mesmo tempo, não conta com muitos visitantes, o que torna a praia quase que privada para os banhistas. O mar é calmo na maior parte do tempo e a água é morna, alguns dias até mesmo quente. É um bom local para correr e praticar esportes, como bets, frescobol e bater uma bolinha na areia.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Priscila Forone / Paraná Turismo