Pilar do Sul, nascente das águas

No interior paulista, Pilar do Sul fica a 149 km da capital do estado e é chamada de nascente das águas por possuir inúmeras cachoeiras, que são os grandes atrativos locais. Cercada por muito verde, com matas ainda virgens, é um ótimo destino para quem busca estar próximo à natureza.

Foto por iStock / BrunoFalcetti

Entre as opções de lazer na cidade, a represa Paineiras, formada pelos rios Turvo e Bonito, é ideal para quem gosta de praticar esportes aquáticos, como jet ski, caiaque e vela, e também para a pesca esportiva.

Várias trilhas levam o visitante até as cachoeiras, localizadas em meio à Mata Atlântica. As mais conhecidas são Pombal, Fita Branca, 8 Tombos, Moquém e Vitória, mas a mais encantadora pelo seu grande volume de água é a Cachoeira Nascente das Águas, muito procurada principalmente aos finais de semana.

Outro espaço que encanta e atrai turistas é o Parque Natural da Água Santa, onde é possível aventurar-se por entre as trilhas e observar pássaros e pequenos animais. O local traz ainda em seu interior uma pequena mina d’água, que os moradores antigos afirmam ser sagrada. 

A cidade foi rota de tropeiros no século XVIII, tendo inclusive seu nome por ser uma parada na época, para pilar a carne das caças, para que pudessem seguir viagem. A paçoca de carne continua sendo um prato típico local – acompanhada da banana, é servida em vários restaurantes da cidade.

Dessa época segue ainda erguida a Igreja Matriz Bom Jesus do Bonfim, construída em 1895, que vale a pena ser visitada.

Na área rural da cidade é possível encontrar paisagens deslumbrantes, e na região dos bairros da Lavrinha e Moquém, lugares ainda pouco explorados, há ótimas trilhas para 4×4 e trekking.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / BrunoFalcetti