O Brasil é um país de diversidade cultural e ambiental impressionante. Cada região destaca-se por suas características únicas. O Nordeste, em particular, é conhecido por sua beleza esplêndida. No estado de Alagoas, cujo desenvolvimento iniciou logo após o descobrimento do Brasil em 1500, encontra-se a tradicional cidade de Penedo, fundada em 1565. Esta cidade é uma das mais antigas de Alagoas e um exemplo vibrante da rica tapeçaria, prédios históricos que nos recorda a origem do nosso país.
A cidade de Penedo foi habitada por holandeses, franceses e portugueses, que deixaram suas marcas na cidade por meio da arquitetura barroca.A cidade fica localizada às margens do rio São Francisco, na divisa do estado de Alagoas com o estado de Sergipe. A origem do município é incerta, tanto que existem duas histórias sobre sua fundação. A primeira versão conta que Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da capitania de Pernambuco, aventurou-se para explorar o rio São Francisco. A segunda versão atribui a responsabilidade ao filho de Duarte Coelho, Duarte Coelho Albuquerque, que herdou a capitania e organizou duas expedições, uma para o norte de Olinda e outra para o sul, que culminaria na direção do rio São Francisco. Acredita-se que o povoado foi fundado oficialmente em 1613, com o recebimento da sesmaria por Cristóvão Rocha. Em 1636, foi elevada à vila de São Francisco e, no final do século XVII, começou a ser chamada de Penedo de São Francisco. Em 1842, foi reconhecida como cidade e ficou conhecida apenas como Penedo. A região sofreu diversos conflitos devido à plantação açucareira, que atraiu a atenção de vários países europeus, entre eles os franceses e os holandeses.
Os principais pontos turísticos de Penedo incluem um passeio na foz do rio São Francisco; A Igreja Nossa Senhora das Correntes, em homenagem a uma de suas benfeitoras, Ana Felícia da Corrente; O Museu São Francisco, criado em 1996 no Chalé dos Peixotos, construída pelo primeiro morador da cidade; O Museu Paço Imperial foi construído no século XVIII como um casarão e em 1859 foi transformado em Paço Imperial para acolher o imperador do Brasil, Dom Pedro II. Em 1980, foi transformado no Museu Paço Imperial, onde estão expostas porcelanas, mobiliários e objetos que contam a história da cidade e do Brasil; O Teatro Sete de Setembro também é um ponto turístico importante, inaugurado em 1884 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do gosto musical da população de Penedo.
Os principais hotéis da cidade são o Hotel São Francisco, que é o mais antigo da cidade e passou por reformas para modernização, oferecendo diversos serviços e fica apenas a 100 metros do rio São Francisco; A Pousada Encantos de Penedo, localizada no centro histórico da cidade, com quartos de frente para o rio; E a Pousada Colonial, situada no centro da cidade em uma construção antiga que remete ao período colonial.
A cidade de Penedo se destaca por seu desenvolvimento econômico concentrado na plantação de cana-de-açúcar e sua história rica e relevante para o Brasil. Seus pontos turísticos são diversos prédios históricos que prometem contar a história da cidade que hospedou o imperador do Brasil, Dom Pedro II e sua comitiva real.