Home - Destinos Nacionais

Penápolis: às margens do Tietê

A cidade paulista de Penápolis, reconhecida como um dos polos culturais do interior do estado de São Paulo, fica às margens do Rio Tietê, que nesse ponto corre amplo e limpo. Com oferta de tanta água, as margens se transformam em pequenas praias que atraem moradores de toda a região.

Foto por Celso Braz, via public domain, via Wikimedia Commons

Quem passa pela cidade pode conhecer alguns pontos turísticos interessantes, como o Museu Municipal do Folclore, criado em 1974, com uma coleção de objetos que expressam a cultura espontânea e uma exposição permanente com um serviço de monitoria. Para conhecer a história local, o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, criado em 1958, tem como missão promover a salvaguarda do patrimônio histórico da cidade, para contribuir com as reflexões da comunidade local e regional no uso do território e na identidade cultural.

Ainda na visita aos museus, Penápolis tem um bem inusitado, o Museu do Sol, espaço destinado a documentar, preservar e promover exclusivamente a Arte Primitiva Brasileira. Conta com 406 tombamentos, em pinturas (221), esculturas (39), desenhos (32), gravuras (76), entalhes (33) e objetos (05). A coleção do Museu do Sol foi a primeira do gênero formada no Brasil. Há ainda o Museu Municipal de São Francisco, criado para colecionar, estudar, incentivar, salvaguardar e difundir obras com a temática do padroeiro da cidade, produzidas por artistas locais, nacionais e estrangeiros.

Outro ponto a ser visitado na cidade é a “Primeira Casa de Penápolis”, uma das construções mais antigas da cidade, que abrigou os frades capuchinhos que faziam um trabalho de orientação religiosa, já tendo sido também escola e até um hospital. No local foi realizada a missa de fundação da cidade, e, pelos seus múltiplos usos para os habitantes da nova cidade, passou a ser denominada 1ª Casa de Penápolis.

Penápolis tem uma vasta programação de eventos durante todos os meses do ano, como o Bonenkai, realizado pela Associação Cultural Nipo Brasileira, quermesses, copas esportivas e culturais, Exposição Nacional de Orquídeas em julho, a Festa do Peão, Cavalgada no dia de São Francisco, entre outros.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Celso Braz, via public domain, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

14 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

15 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

19 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás