fauna

Parque Nacional Tierra Del Fuego no Ushuaia

Foto Ana Lucia Santos

Riqueza em fauna e flora

O Parque Nacional Tierra Del Fuego possui cerca de 68 mil hectares. Está localizado a 12 km de Ushuaia. Sua extensão cobre a Sierra de Injoo Goiyin até a costa do Canal de Beagle. Em 1960,  por sua importância história e riqueza em fauna e flora, transformou-se em área protegida.

Segundo estudos sobre os vestígios arqueológicos encontrados na baía de Lapataia, esta área foi ocupada pelos povos coletores-caçadores chamados de yámana (yagán) e selkman (onas).

O Parque é dividido em zonas e, em cada zona há uma regulamentação sobre quais atividades são ou não são permitidas. Uma pequena parte de seu território é aberta aos visitantes, no total, dois mil hectares. Essa área é chamada de Área Restrita, onde podemos encontrar vários atrativos como estradas para 4X4 e passear no Trem do Fim do Mundo.

O gerenciamento do Parque é feito pela Administração de Parques Nacionais, órgão ligado ao Governo Federal da Argentina. É um dos pontos turísticos mais visitados da região com cerca de 5 mil visitantes no verão.

Com muitas montanhas, a região do Parque está na mesma conformação da Cordilheira dos Andes. Seus lagos, com margens pedregosas, são um espetáculo a parte, como o Lago Fagnano (hoje chamado de Kami), o Lago Roca (hoje chamado de Acigami). O Lago Roca é interessante, pois sua metade ocidental está no Chile e sua metade oriental está na Argentina. O Rio Pipo, hoje chamado de Ajej, é o rio mais importante do Parque. Com terreno montanhoso, o Parque proporciona vistas maravilhosas. Seus mirantes mostram parte do litoral e suas ilhas.

 

Flora

Acima de 500 metros de altitude não há vegetação significante, pois a essa altitude, os ventos, tempestades e nevascas não favorecem o crescimento, prevalecendo pequenos prados onde encontramos, líquens coloridos,  musgos e gramíneas. São áreas rochosas e, no outono e primavera, ficam cobertas pela neve.

Abaixo, temos bosques de lengas que chegam a 3 metros de altura. E, aos 450 metros de altitude, temos a Floresta de Magalhães onde podemos encontrar até canela, orquídeas e samambaias.

 

Fauna

Carcará

A fauna local também é diversificada e podemos observar: o condor-andino com uma envergadura de 3,3 metros;  o guanaco, pertencente à família dos camelos (camelídeo da América do Sul); a raposa vermelha; o papagaio-do-sul; o frangão-da-patagônia; o pica-pau-da-patagônia; o tordo; o beija-flor-do-sul-do-mundo; o lontra (huillín); beija-flor-rubi;o martim-pescador; o rato-austral; e os animais exógenos: castor e truta-arco-íris.

 

Pato Vapor cinza
Pato Juarjual

 

 

 

 

Fotos Marcio Masulino

Para saber mais sobre Ushuaia.

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

5 horas atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

3 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

3 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

4 dias atrás

Novo conceito e abertura do zoológico em Serra Negra

Empreendimento voltado à conservação do bioma, à educação ambiental e ao Turismo Sustentável reinaugura na…

4 dias atrás

Férias em Brotas, adrenalina e conforto no turismo de aventura

Brotas Eco Hotel Fazenda tem pacotes especiais para transformar as férias de janeiro em uma…

4 dias atrás