fauna

Parque Nacional Tierra Del Fuego no Ushuaia

Foto Ana Lucia Santos

Riqueza em fauna e flora

O Parque Nacional Tierra Del Fuego possui cerca de 68 mil hectares. Está localizado a 12 km de Ushuaia. Sua extensão cobre a Sierra de Injoo Goiyin até a costa do Canal de Beagle. Em 1960,  por sua importância história e riqueza em fauna e flora, transformou-se em área protegida.

Segundo estudos sobre os vestígios arqueológicos encontrados na baía de Lapataia, esta área foi ocupada pelos povos coletores-caçadores chamados de yámana (yagán) e selkman (onas).

O Parque é dividido em zonas e, em cada zona há uma regulamentação sobre quais atividades são ou não são permitidas. Uma pequena parte de seu território é aberta aos visitantes, no total, dois mil hectares. Essa área é chamada de Área Restrita, onde podemos encontrar vários atrativos como estradas para 4X4 e passear no Trem do Fim do Mundo.

O gerenciamento do Parque é feito pela Administração de Parques Nacionais, órgão ligado ao Governo Federal da Argentina. É um dos pontos turísticos mais visitados da região com cerca de 5 mil visitantes no verão.

Com muitas montanhas, a região do Parque está na mesma conformação da Cordilheira dos Andes. Seus lagos, com margens pedregosas, são um espetáculo a parte, como o Lago Fagnano (hoje chamado de Kami), o Lago Roca (hoje chamado de Acigami). O Lago Roca é interessante, pois sua metade ocidental está no Chile e sua metade oriental está na Argentina. O Rio Pipo, hoje chamado de Ajej, é o rio mais importante do Parque. Com terreno montanhoso, o Parque proporciona vistas maravilhosas. Seus mirantes mostram parte do litoral e suas ilhas.

 

Flora

Acima de 500 metros de altitude não há vegetação significante, pois a essa altitude, os ventos, tempestades e nevascas não favorecem o crescimento, prevalecendo pequenos prados onde encontramos, líquens coloridos,  musgos e gramíneas. São áreas rochosas e, no outono e primavera, ficam cobertas pela neve.

Abaixo, temos bosques de lengas que chegam a 3 metros de altura. E, aos 450 metros de altitude, temos a Floresta de Magalhães onde podemos encontrar até canela, orquídeas e samambaias.

 

Fauna

Carcará

A fauna local também é diversificada e podemos observar: o condor-andino com uma envergadura de 3,3 metros;  o guanaco, pertencente à família dos camelos (camelídeo da América do Sul); a raposa vermelha; o papagaio-do-sul; o frangão-da-patagônia; o pica-pau-da-patagônia; o tordo; o beija-flor-do-sul-do-mundo; o lontra (huillín); beija-flor-rubi;o martim-pescador; o rato-austral; e os animais exógenos: castor e truta-arco-íris.

 

Pato Vapor cinza
Pato Juarjual

 

 

 

 

Fotos Marcio Masulino

Para saber mais sobre Ushuaia.

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Zoo São Paulo recebe pela primeira vez sauim-de-coleira, espécie ameaçada da Amazônia

Crédito Zoológico de São Paulo O Zoológico de São Paulo acaba de receber um novo…

11 horas atrás

Festival gratuito em Minas Gerais destaca a nova geração do café com competições inéditas e experiências imersivas

Divulgação De 1º a 4 de maio, a cidade de Andradas (MG) será palco da…

11 horas atrás

Sabores que contam histórias: Joinville valoriza sua diversidade cultural também à mesa

Divulgação Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos…

11 horas atrás

Festival Artistas de Rua leva música gratuita e atrações circenses para a cidade de São Paulo

Crédito: 42 North via Pexels A cidade de São Paulo recebe, até 4 de maio,…

11 horas atrás

“Só Mais um Passo”: a inspiradora jornada de superação de Luís Fernando Cachoeira

Divulgação Luís Fernando Cachoeira, empresário reconhecido nos setores tecnológico e hoteleiro, está em plena fase…

12 horas atrás

Festa Flashback The History leva os anos 80, 90 e 2000 para a piscina de ondas do Vale Encantado

Divulgação Já imaginou reviver os anos 80, 90 e 2000 curtindo os hits que marcaram…

1 dia atrás