fauna

Parque Nacional Tierra Del Fuego no Ushuaia

Foto Ana Lucia Santos

Riqueza em fauna e flora

O Parque Nacional Tierra Del Fuego possui cerca de 68 mil hectares. Está localizado a 12 km de Ushuaia. Sua extensão cobre a Sierra de Injoo Goiyin até a costa do Canal de Beagle. Em 1960,  por sua importância história e riqueza em fauna e flora, transformou-se em área protegida.

Segundo estudos sobre os vestígios arqueológicos encontrados na baía de Lapataia, esta área foi ocupada pelos povos coletores-caçadores chamados de yámana (yagán) e selkman (onas).

O Parque é dividido em zonas e, em cada zona há uma regulamentação sobre quais atividades são ou não são permitidas. Uma pequena parte de seu território é aberta aos visitantes, no total, dois mil hectares. Essa área é chamada de Área Restrita, onde podemos encontrar vários atrativos como estradas para 4X4 e passear no Trem do Fim do Mundo.

O gerenciamento do Parque é feito pela Administração de Parques Nacionais, órgão ligado ao Governo Federal da Argentina. É um dos pontos turísticos mais visitados da região com cerca de 5 mil visitantes no verão.

Com muitas montanhas, a região do Parque está na mesma conformação da Cordilheira dos Andes. Seus lagos, com margens pedregosas, são um espetáculo a parte, como o Lago Fagnano (hoje chamado de Kami), o Lago Roca (hoje chamado de Acigami). O Lago Roca é interessante, pois sua metade ocidental está no Chile e sua metade oriental está na Argentina. O Rio Pipo, hoje chamado de Ajej, é o rio mais importante do Parque. Com terreno montanhoso, o Parque proporciona vistas maravilhosas. Seus mirantes mostram parte do litoral e suas ilhas.

 

Flora

Acima de 500 metros de altitude não há vegetação significante, pois a essa altitude, os ventos, tempestades e nevascas não favorecem o crescimento, prevalecendo pequenos prados onde encontramos, líquens coloridos,  musgos e gramíneas. São áreas rochosas e, no outono e primavera, ficam cobertas pela neve.

Abaixo, temos bosques de lengas que chegam a 3 metros de altura. E, aos 450 metros de altitude, temos a Floresta de Magalhães onde podemos encontrar até canela, orquídeas e samambaias.

 

Fauna

Carcará

A fauna local também é diversificada e podemos observar: o condor-andino com uma envergadura de 3,3 metros;  o guanaco, pertencente à família dos camelos (camelídeo da América do Sul); a raposa vermelha; o papagaio-do-sul; o frangão-da-patagônia; o pica-pau-da-patagônia; o tordo; o beija-flor-do-sul-do-mundo; o lontra (huillín); beija-flor-rubi;o martim-pescador; o rato-austral; e os animais exógenos: castor e truta-arco-íris.

 

Pato Vapor cinza
Pato Juarjual

 

 

 

 

Fotos Marcio Masulino

Para saber mais sobre Ushuaia.

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

16 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

21 horas atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

2 dias atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

2 dias atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

2 dias atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

2 dias atrás