religioso

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE PB, integrando experiências sensoriais, culturais e devocionais em uma jornada de fé e desenvolvimento territorial sustentável.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Areia-PB. Foto de Gilberto Batista

Bananeiras, Areia e Solânea se preparam para dar um salto histórico no Turismo Paraibano. Com apoio técnico do SEBRAE PB e em parceria com o Governo do Estado, está em processo de formatação o primeiro roteiro estruturado de Turismo Religioso da Paraíba: “Caminhos da Fé e da Criatividade” — uma iniciativa inovadora que une fé, cultura, produção rural, sustentabilidade e economia criativa em um só projeto.

O lançamento da rota está previsto para o mês de setembro de 2025, e já posiciona o estado como referência nacional na articulação entre turismo religioso, economia local e experiências com identidade.

A proposta faz parte de um movimento articulado entre o SEBRAE e os municípios do Brejo Paraibano, que visa criar experiências turísticas autênticas, duradouras e inclusivas, valorizando as vocações locais, a religiosidade do povo e os saberes tradicionais.

Bananeiras: fé, escultura de barro, café e encantamento

A cidade de Bananeiras foi a primeira a receber visita técnica e avanço no processo de formatação oficial da rota. Em reunião com o padre Arimatéia, pároco local, a proposta foi apresentada e acolhida com entusiasmo. O roteiro mapeado inclui desde o acolhimento na Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento passando por paradas em ateliês artesanais, como a Casa Tellure e o Atêlie da artista Maria Ilda, até vivências no campo, como a criação de tilápias, trilhas ecológicas e capelas construídas por moradores locais.

Durante a visita técnica, foram identificadas experiências únicas, como a visita ao “rio do encantamento”, narrativas de lendas regionais, degustação de café rural e celebrações religiosas no Cruzeiro de Roma, onde o percurso será finalizado com um chá da tarde cooperativo.

“Este roteiro representa um marco para a Paraíba. Unimos a fé e o sagrado ao território criativo, às vivências rurais e ao artesanato com identidade. A presença da Igreja Católica como protagonista dá a legitimidade necessária, e o SEBRAE atua como facilitador desse processo que está transformando o Brejo num destino de turismo religioso vivo, sustentável e autêntico”, afirma Sidnésio Moura, Agente de Roteiros Turísticos do SEBRAE PB.

Areia: cultura histórica e espiritualidade viva

No município de Areia, o roteiro se fortalece com o potencial de suas igrejas históricas, da força da fé popular e da Associação de Desenvolvimento Sustentável da Jussara e Adjacências (ADJ), que trabalha com artesanato. Em recente reunião com artesãs locais, foi apresentado o desafio de produzir peças criativas com temática religiosa, alinhadas ao conceito de Turismo Criativo e com foco na fé — como velas devocionais, sousplats religiosos e artigos litúrgicos artesanais.

A cidade é também berço de manifestações culturais ligadas à fé, com a presença de comunidades religiosas, capelas antigas e celebrações tradicionais. A expectativa é que Areia ofereça um núcleo de espiritualidade e identidade visual do roteiro, conectando a fé às mãos que produzem cultura.

Solânea: o elo com o legado de Padre Ibiapina

Já o município de Solânea será o guardião do Memorial Padre Ibiapina, ponto de destaque na Rota Caminhos da Fé e da Criatividade. O espaço está sendo revitalizado com o olhar voltado ao turismo religioso e contará com suporte de consultoria e preparação da governança por parte do SEBRAE PB, garantindo que o destino esteja alinhado com as melhores práticas de gestão turística.

Um roteiro de fé, criatividade e desenvolvimento

A Rota Caminhos da Fé e da Criatividade é mais que um percurso geográfico. É uma travessia emocional, espiritual e sensorial. Ao integrar o turismo religioso ao rural, à produção agrícola e à economia criativa, o projeto promove inclusão, geração de renda e valorização da cultura popular.

A proposta já prevê sinalização temática ao longo do trajeto, ações formativas com os empreendedores locais e agentes pastorais, além de encontros com lideranças comunitárias e institucionais para consolidar a rota como uma experiência devocional e territorial transformadora.

“O Turismo Religioso tem um poder transformador. Ele pode acontecer o ano inteiro, atrai um público fiel, respeitoso e disposto a viver experiências com propósito. Na Paraíba, esse segmento ganha agora um roteiro pioneiro, com identidade, cuidado com a sustentabilidade e total integração entre Igreja, comunidade e poder público”, diz Sidnésio.

Governança compartilhada: fé e protagonismo local

A sustentabilidade e o sucesso do roteiro dependem do engajamento direto dos atores do território. Por isso, destaca-se a importância das Associações de Empresários de Areia, Bananeiras e Solânea, da Cooperativa de Bananeiras (COOPAFAB) e do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano como protagonistas, junto à Igreja Católica, na articulação, gestão e cuidado com o roteiro.

O SEBRAE PB e o Governo do Estado, por meio do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos, atuam de forma conjunta para garantir que este roteiro seja mais do que um produto turístico — uma aliança entre fé, identidade cultural e desenvolvimento regional.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

4 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

8 horas atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

1 dia atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

1 dia atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

1 dia atrás

Lazer e entretenimento pertinho da capital

Foto: Cláudio Lacerda Oliva O que já era bom, ficou ainda melhor. O Cyan Resort…

2 dias atrás