2 - Cultura

Novas edições ressignificam legado literário de Graciliano Ramos

Após 70 anos do falecimento de Graciliano Ramos, as obras do renomado autor caem em domínio público em 2024. Para prestigiar as principais criações literárias do escritor, o selo Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro, lança novas edições de Angústia e Vidas Secas.

Com projetos gráficos modernos, ambas as edições apresentam capas elaboradas pelo artista plástico Andrés Sandoval e introduções assinadas pela premiada escritora Micheliny Verunschk.

Angústia, livro escrito pelo alagoano no período entre a demissão da Instrução Pública de Alagoas e a injusta prisão em 1936 – mesmo ano de publicação da obra – por vezes é comparado a Crime e Castigo, de Dostoiévski. Nesta história, Graciliano mergulha no universo atormentado de Luís da Silva, um funcionário público à beira da insanidade, e explora a profunda angústia humana, a culpa e o isolamento social.

“A narrativa se dá nos planos da memória, da fantasia e do presente próximo, tido por real, com base em um discurso interno em que livres associações, estados paranoicos e o ambiente crescentemente claustrofóbico da mente do narrador”, comenta Verunschk sobre Angústia.

Já Vidas Secas, originalmente publicado em 1938, foi o quarto e último romance do autor, reconhecido por alguns como o mais significativo trabalho dele. Esta obra regionalista transporta o leitor para o sertão nordestino e oferece uma visão da dura realidade enfrentada por uma família de migrantes. Fabiano, Sinhá Vitória e os filhos vivem uma jornada permeada por injustiças sociais e desumanização diante das adversidades.

“Não é por acaso que, com Vidas secas, Graciliano Ramos fez nascer não só um novo modo de escrita do romance como também um dos grandes personagens da literatura: a cachorra Baleia. Dotada de sentimentos revolucionários, um coração pequenino e alma enorme, Baleia ensina que o caminho de um céu cheio de preás passa por uma literatura de alta voltagem, ousada em seus propósitos de expandir fronteiras”, reflete a prefaciadora.

Estas obras clássicas de Graciliano Ramos permitem, também a partir das novas edições, que a geração contemporânea de leitores possa dar um novo significado às publicações atemporais do autor.

Ficha Técnica:
Título: Angústia
Autor: Graciliano Ramos
Número de páginas: 240
ISBN: 978-6587034409
Dimensões: 14 cm x 21 cm
Preço: R$ 47,90
Onde encontrarAmazon

Ficha Técnica:
Título: Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Número de páginas: 112
ISBN: 978-6587034423
Dimensões: 14 cm x 21 cm
Preço: R$ 29,90
Onde encontrarAmazon

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Entrada gratuita ao Museu da Língua Portuguesa no dia 10 de dezembro

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o público não pagará nada para visitar a exposição…

35 minutos atrás

Prêmio Nacional do Turismo: São Sebastião se destaca com projeto de Avistamento Responsável de Baleias

Divulgação | PMSS O município de São Sebastião acabou de conquistar um marco relevante com…

59 minutos atrás

FuMTran e Memorial da América Latina firmam termo de intenção de parceria para promover ações de preservação histórica e cultura

Da esquerda para a direita: Eduardo Jacsenis, diretor da FuMTran; Fábio Magalhães, curador da FuMTran;…

2 horas atrás

Experiência imersiva gratuita Lumisphere: reta final no Museu do Amanhã 

Brasileiros imaginam um futuro marcado por natureza exuberante, comunidades pequenas e tecnologia sustentável, aponta pesquisa…

2 horas atrás

Radisson Pinheiros divulga vantagens do pacote Run Stay

Com a proximidade da realização da tradicional São Silvestre e outros eventos para corredores, o…

3 horas atrás

Pira Wine Week agitará a agenda de vinhos em dezembro em SP

Festival em Piracaia entre 11 e 14/12 reunirá diversos eventos, degustações orientadas, jantares harmonizados e…

3 dias atrás