Nova Roma do Sul: paisagens cênicas e gastronomia típica

Localizada no centro da Serra Gaúcha, Nova Roma do Sul é pequena e aconchegante, com paisagens cênicas, construções centenárias, sabores e festejos interioranos.

Foto por Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul / reprodução via https://www.turismonovaromadosul.com.br/

Os vales fazem parte da formação da cidade, quase sempre cortados por rios, como o Vale do Rio das Antas, onde fica o Parque Cia Aventura, com atividades como rafting, considerado um dos melhores do país, e a maior tirolesa do Rio Grande do Sul. O parque tem estrutura de alimentação e hospedagem.

Outro famoso vale é o do Rio da Prata, onde há passeios recepcionados pela Vinícola De Bastiani. Com a proposta “Vivere”, a vinícola oferece uma imersão na vivência dos imigrantes italianos com almoço, janta, lanches, passeios de carretão ao mirante do Vale do Rio da Prata, passeio aos vinhedos e variados pontos do município. Outra opção junto ao vale é conhecer a Igreja de São José, localizada na linha São Valentin, uma das construções mais antigas do município e construída por pedras pelos imigrantes italianos em 1890.

Foto por Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul / reprodução via https://www.turismonovaromadosul.com.br/

Um passeio encantador é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde pelo caminho é possível ver construções históricas e a única igreja e campanário construídos em madeira pelos imigrantes. Na gruta é possível ter uma das mais belas vistas do município, com a possibilidade de fazer uma trilha até as margens do Rio das Antas e tirar fotos incríveis atrás da caída das águas.

No centro de atendimento ao visitante, que tem como entrada uma antiga pipa de vinho, há um tipo de feira permanente onde se encontram produtos feitos pelas colônias locais, como vinhos, sucos, pães, biscoitos, cucas, salames, copas, doces, geleias e souvenires.

Foto por Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul / reprodução via https://www.turismonovaromadosul.com.br/

No Centro Histórico, região onde está o centro de atendimento ao visitante, há vários casarios tombados, o memorial do imigrante e uma série de fotografias históricas espalhadas na praça matriz.

Enquanto passeia pelas ruas da cidade, preste atenção na língua falada no local: é um dialeto vêneto, falado no Brasil somente em Nova Roma.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul / reprodução via https://www.turismonovaromadosul.com.br/