O pintor iugoslavo Milan Horvat veio para o Brasil e escolheu Bragança Paulista para morar. Cubista, teve suas obras expostas no mundo todo. Seguem aqui algumas palavras sobre o artista tiradas de texto de um grande incentivador das artes: “Formado pela Universidade de Belgrado, sua arte pode ser inscrita na categoria que Ortega y Gasset reservava os artífices que comunicam e são entendidos pelos apreciadores do figurativo. Pintura rica de percepções que transparecem num conceber geométrico, pacatas colorações justamente apropriadas às composições.
As paisagens reconstroem idealmente as arquiteturas, harmonizando-as, exaltando-as em singulares sínteses formais. Usuário de uma técnica não gritante, Milan concilia uma visão, diria, normativa ao se manifestar, distinguida por uma imaginação que alegra suas telas.
É um artista que não pretende surpreender por meio de extravagâncias, as quais são bem aceitas quando explodem naturalmente, e por outro lado, insuportáveis quando às vezes repetidas na poluição modística dos seguidores das maneiras alheias.”
Fonte: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Contato (11)4031-1667.
Divulgação O final do ano já tem endereço certo para quem busca experiências únicas em…
Crédito: Gerson Cordeiro / Videograph A história de Serra Negra, no coração do Circuito das…
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…