Mergulho em Ubatuba

Mergulho em Ubatuba

Ubatuba é referência em todo litoral brasileiro quando se trata do assunto: é uma região privilegiada por proporcionar mais de 50 pontos de mergulho, com peculiaridades diferenciadas. Os lugares mais visitados ficam no máximo a 21 milhas do continente, como as ilhas das Couves, Rapada, Laje Grande, Anchieta, das Palmas e Vitória.

Conversamos com Carlos Eduardo Reichmann Filho, 39, na área há 14 anos como instrutor e mergulhador especialista em mergulho de costão. Kadu, como é conhecido, já mergulhou em diversos locais, como Bonito, na Gruta do Limoso e Buraco das Abelhas e também no mar Mediterrâneo, precisamente na Ilha de Mallorca.

Formado pela Naui (National Association of Underwater Instructors), explicou-nos que, em Ubatuba, a melhor época para a prática do mergulho é no verão, pois é o tempo da água limpa (quer dizer que há boa visibilidade), oferecendo ao praticante uma visão da rica fauna marinha local: badejos, garoupas, robalos, uma variedade de crustáceos, tartarugas etc.

Iniciantes

Para os iniciantes, uma dica de Kadu é procurar pela Ilha das Couves e Ilha das Palmas, pois existem lugares abrigados, bons para desenvolver todas as técnicas e também para a realização do check-out – batismo – que é a prova final do curso. Para os mais radicais, a ilha Vitória é muito boa por sua grande profundidade e pela correnteza.

O que é mergulhar? “Mergulho, para mim (Kadu), é um trabalho que faço porque gosto, me sinto feliz. Quando mergulho, é um mundo à parte; o tempo, o ritmo em que você se move, a audição, o olfato com o ar denso do regulador, os sentidos, tudo muda.

No recreativo, a ausência de gravidade dá a sensação de vôo, só sabe que se está debaixo d’ água por causa do barulho do regulador.

Acredito que seja o momento em que o homem voa de verdade e, para quem é principiante, isso é deslumbrante. A adrenalina flui por estar em um mundo desconhecido.

No mergulho noturno, a sensação é de estar mergulhando naquele lugar pela primeira vez; pelo conhecimento anterior, você aproveita mais as sensações. A vida noturna é diferente pela fauna e pelas cores.

Tudo fica mais colorido por conta do foco da lanterna, pois não dá tempo da água decompor a luz e, sem a interferência da luz solar, tudo fica mais nítido. Aos 22 anos, fiquei dependente de nitrogênio e hoje sou um grande incentivador do mergulho, porque ele transforma a vida das pessoas pelo contato com a natureza. Além de tudo, o mar ainda não é totalmente conhecido, isso dá aquela sensação de explorador, como na época das Grandes Navegações”.

Na praia do Leste, Ilha Anchieta, a 10 metros de profundidade, foi colocada uma estátua em homenagem a Jacques Cousteau, com 1,80m de altura e 300 kg. Essa homenagem foi feita em 1997, em um encontro de mergulhadores.

Para saber mais sobre Ubatuba

 

Marcio Alves

Posts Recentes

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

8 horas atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

3 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

3 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

4 dias atrás

Novo conceito e abertura do zoológico em Serra Negra

Empreendimento voltado à conservação do bioma, à educação ambiental e ao Turismo Sustentável reinaugura na…

4 dias atrás

Férias em Brotas, adrenalina e conforto no turismo de aventura

Brotas Eco Hotel Fazenda tem pacotes especiais para transformar as férias de janeiro em uma…

4 dias atrás