Marataízes: refúgio capixaba

Em Marataízes ficam algumas das melhores praias do litoral sul do Espírito Santo. O município está localizado a 127 km de Vitória, atrai turistas durante todo o ano e oferece uma excelente infraestrutura.

Foto por Emmanueltavares, via public domain, via Wikimedia Commons

O Trapiche, uma ruína de uma usina elétrica finalizada em 1883, é um dos pontos turísticos mais visitados, além das praias. O lugar é tranquilo e as pedras antigas criam um certo clima de mistério.

Foto por Maycon Batista Silva, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

O Palácio das Águias, construção do século XIX, hoje transformado em biblioteca, e a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, erguida no século XVIII, são outros pontos que valem ser visitados.

Foto por Rômulo Gama Ferreira, via Creative Commons Attribution 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons

Entre as praias, a da Barra, uma das mais urbanas, tem uma larga faixa de areia e águas de tom esverdeado. Já a Praia das Falésias, conhecida como Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes, surpreende os visitantes pela sua beleza que mescla as rochas com vegetação e mar.

Para quem gosta de menos agito, a Praia de Pitas, com areia dourada e vegetação rasteira, tem uma espaçosa faixa de areia, mar tranquilo de poucas ondas e uma boa infraestrutura para receber os turistas. Para ver o pôr do sol, a Praia da Cruz é perfeita, com mar com tons que variam entre o azulado e o esverdeado. Para quem prefere estar em região mais urbana, existem outras praias que banham a cidade.

Um dos pontos mais frequentados de Marataízes é a Lagoa do Siri, com águas quentes e tranquilas, muito procurada por famílias e iniciantes de esportes como canoagem. Em seu entorno estão vários bares que têm como destaque um cardápio vasto da culinária regional.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Rômulo Gama Ferreira, via Creative Commons Attribution 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons