A cidade de Manacapuru é uma das mais procuradas por turistas que têm como destino o estado do Amazonas e fica às margens do Rio Solimões. Com enormes lagos, praias e inúmeros igarapés, oferece vários hotéis de selva (jungle lodges), tendo o ecoturismo como seu grande atrativo.
No Lago do Acajatuba, há uma comunidade ribeirinha a duas horas de Manaus, onde o relógio marca outro tempo. Fica às margens do Rio Negro, cercada de atrações da fauna e da flora amazônicas e dentro da maior floresta tropical do mundo. A comunidade tem o turismo como principal fonte de renda e aos poucos vem ganhando notoriedade como destino amazônico.
O Balneário Miriti é outra atração para quem visita Manacapuru. Situado a 7,5 km do centro da cidade, é um lugar maravilhoso para quem quer tomar banho de rio. Às margens do lago existem vários restaurantes que servem principalmente o jaraqui, um peixe muito saboroso encontrado na região. Ver o pôr do sol refletido no rio é um programa imperdível.
A 9 km da cidade fica o Balneário Sossego do vovô, um lugar bem estruturado, com decks, bares, restaurantes e um amplo estacionamento. O Lago Manacapuru é um dos atrativos de moradores e turistas, principalmente aos finais de semana para a prática de esportes aquáticos.
A Comunidade Indígena Sahu-Apé também é um atrativo da localidade, onde se encontram especiarias indígenas. A Ilha de Santo Afonso, no Rio Solimões, também é um atrativo natural muito visitado. O Cais do Porto, no centro da cidade, é um dos principais pontos turísticos, sendo um porto histórico e regional.
A centenária Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré é o cartão-postal mais conhecido de Manacapuru. Um marco com grande presença na educação e na formação religiosa do povo manacapuruense, erguido com espírito de colaboração e solidariedade. O altar em forma de canoa que há na igreja foi usado na missa feita pelo Papa João Paulo II, quando visitou Manaus em 1980.
Em Manacapuru também ocorre o Festival Folclórico de Cirandas, que apresenta a disputa das agremiações Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional Vermelho e Branco.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: James Martins, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons
Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…
Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…