O primeiro registro de Mambucaba, Angra dos Reis, consta no livro de Hans Staden, de 1557, onde é relatada a existência de uma tribo de tamoios. Com a chegada dos portugueses e após muitas lutas entre eles e os índios, os colonizadores conseguiram se estabelecer e criaram um local para extração de óleo de baleia. No século XIX, Mambucaba foi grande porto exportador de café e importador de escravos. Com a construção da Igreja Nossa Senhora do Rosário, essa vila ganhou importância regional. Foi tombada em 1968, como um dos principais sítios históricos brasileiros, tanto na arquitetura como na urbanização.
Onde: Praia de Mambucaba – Angra dos Reis.
Lá, em 1557, publicou sua experiência nos trópicos em livro, Duas viagens ao Brasil, que se tornou um best-seller, sendo traduzido para o espanhol, o holandês, o latim e o francês. Somente em 1892, houve uma tradução para o português. Seu livro é até hoje uma das principais fontes históricas sobre os índios brasileiros.
Para saber mais sobre o roteiro Rio-Santos, clique aqui
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…
Ver Comentários