Macaúbas: serras e mármore azul

Macaúbas é um município baiano, da região central do estado, na Chapada Diamantina. A 430 km de Salvador, é cercada pela serra com vários chapadões.

Foto por André Koehne, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Entre suas riquezas naturais, tem fauna e flora exuberantes, além das riquezas minerais, como cristal, ametista, barita, ferro, talco, cobre, granitos e se destacando por suas minas de mármore azul. A cidade tem várias fontes de águas termais.

São as belezas naturais que atraem visitantes para a cidade, como os Tinguis, uma nascente que surge em meio às rochas, com várias cachoeiras e que abastece toda a cidade.

Na Serra do Pajeú, cadeias de montanhas convidam para caminhadas, onde podem ser observados animais silvestres e a flora local.

Na chamada Serra do Pé do Morro, várias pinturas rupestres podem ser vistas nas rochas, além da vista da região, que é magnífica.

O Talhão de Macaúbas é um conjunto de serras que encantam os turistas. Além de ser um local ideal para momentos de reflexão, há caminhos para passeios de bicicleta, 4×4 e a pé.

O Cruzeiro é o morro próprio para escaladas e rapel, com trilha também para trekking, que presenteia quem chega ao topo com uma vista panorâmica deslumbrante.

A estátua do Cristo no Morro Coruja é o ponto turístico mais visitado em Macaúbas, com vista panorâmica de toda a cidade. Os visitantes têm a comodidade de infraestrutura com pracinha aos pés do Cristo, lanchonete e banheiros.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: André Koehne, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons