0 Home-Destaque - banner principal

Lima: conheça a capital colonial hispânica na América

Plaza de Armas em Lima. Todas as fotos do post são de Marco André Briones

Para aqueles que, como eu, apreciam o turismo em países latino-americanos, uma das capitais mais interessantes que podemos visitar é a cidade de Lima, que foi fundada em 18 de janeiro de 1535 por Francisco Pizarro. A área foi escolhida por Pizarro por sua proximidade ao porto de Callao e também por seu clima ameno. Durante o período colonial, foi o centro do poder colonial espanhol na América do Sul.

Eu mencionarei e detalharei abaixo os lugares mais importantes e interessantes a serem visitados nessa cidade tão especial, bela, e um dos mais importantes centros gastronômicos do mundo.

Plaza de Armas

Um lugar inesquecível. É o espaço público mais importante da cidade e também o mais antigo, pois data do período pré-hispânico. A fonte central é o único elemento que permanece do período colonial. Neste local ocorreram touradas, execuções ordenadas pela Inquisição e também a declaração de independência em 1821.

Catedral

Anteriormente foi ocupado pelo templo de Puma Inti. A construção é inspirada na catedral de Sevilha, na Espanha. Durante o forte terremoto de 1746, parte da estrutura desabou, mas foi reconstruída posteriormente. Em uma das capelas de encontram os restos mortais do explorador espanhol Francisco Pizarro, fundador da cidade de Lima.

Palácio do Arcebispo

Palácio do Arcebispo

Situado ao lado esquerdo da Catedral, tem sido a residência oficial do Arcebispo de Lima desde os tempos coloniais. Forma um único complexo juntamente com a Igreja do Sagrário.

Palácio Presidencial

Originalmente, foi a residência de Pizarro, pois era um local privilegiado, de onde se podia controlar as águas de toda a região. Atualmente serve como residência e local de trabalho dos presidentes do Peru.

Prefeitura de Lima

Conhecida como “El Cabildo”, de fachada amarelo queimado e com varandas de madeira fechadas. Mais um edifício muito marcante.

Casa do Ouvidor

Também situada na Plaza de Armas, com sua varanda externa por toda a fachada da construção. Também possui uma coloração amarelada.

Igreja e Convento de São Francisco em Lima

Igreja e Convento de São Francisco

Construído em 1546, hoje em dia é uma das maiores atrações turísticas da cidade, sendo um importante centro cultural, religioso e artístico. O complexo religioso pode ser conhecido através de uma visita guiada. O local possui um claustro rodeado de pilares coloridos, pintados com motivos religiosos, além de uma maravilhosa biblioteca com mais de 25000 livros antigos, desde a invenção da imprensa. A visita guiada se encerra com a visita das criptas, onde estão enterrados muitos dos benfeitores da ordem Franciscana e que contribuíram para a construção do complexo. Foi o local que eu mais gostei em toda a cidade de Lima.

Igreja de San Augustin

É uma igreja peculiar, pois não possui torres. Apenas a sua linda e ornada fachada permanece intacta e original. Fiquei muito impressionado pela riqueza dos detalhes da decoração da fachada da igreja. Sem dúvida, uma construção imponente e impressionante.

Convento de San Domingo

Uma das mais antigas construções da cidade de Lima, pois sua construção ocorreu em 1540. Foi também o local da primeira universidade da Universidade Nacional de San Marcos, a primeira das Américas. Destaca-se por ser o local que abriga os restos mortais de Santa Rosa de Lima e de San Martin de Porres. Possui um magnífico pátio no claustro, totalmente rodeado de arcos e de pinturas murais narrando a vida de São Domingos. Há também muitos azulejos decorativos, lindas capelas e várias fontes e jardins internos. Sem dúvida alguma, um dos lugares mais belos e importantes da cidade.

Casa Osambella

Uma das casas que possui uma das fachadas mais marcantes e icônicas em toda cidade. Seu antigo proprietário e construtor, um mercador espanhol chamado Martin de Zambella, conseguia acompanhar a movimentação dos galeões no porto de Callao através de suas varandas de madeira, que são salientes e situadas na frente da casa. Atualmente é ocupada por uma faculdade de medicina.

Edifício dos Correios

Antigamente foi uma estação de trem. Atualmente abriga a Casa de Literatura Peruana, o Arquivo Nacional e a Casa da Gastronomia Peruana. É um local muito frequentando por jovens, pois possui várias salas de exposições de artistas modernos, eventos culturais, além de ser também muito próxima ao Parque da Muralha, a antiga muralha que cercava a cidade de Lima no período colonial. Ela servia de proteção aos constantes ataques de piratas, corsários e antigos inimigos da coroa espanhola.

Plaza San Martín

A segunda praça mais importante da cidade, foi inaugurada para celebrar o centenário da independência peruana. Trata-se de uma belíssima e grandiosa praça em estilo europeu, na qual se encontra a estátua do General San Martín, libertador do Peru do domínio espanhol.

Malecón de Miraflores

Uma longa faixa de terra paralela à costa de Miraflores, o bairro mais bonito e turístico de Lima. É localizado à beira do Oceano Pacífico e é muito usada pelos ciclistas, pedestres, turistas e famílias que circulam na região. Oferece uma inesquecível vista do alto dos desfiladeiros que se situam em frente ao oceano. Na região do Malecón se encontram um antigo farol, o charmoso Parque Salazar e o Shopping Center Larcomar.

Parque del Amor

Situado no passeio dos Cisneros, em Miraflores, é um lugar muito famoso na cidade, sempre lotado de turistas e visitantes locais, especialmente casais de namorados. Tem uma grande escultura em seu centro intitulada “O Beijo”, no qual um casal está se beijando sentados ao chão. O parque também possui um muro com diversas citações de poemas de autores peruanos. Muitos casais também deixam ali cadeados com seus nomes.

Museo del Oro de Peru

Guarda uma das coleções mais importantes de objetos de ouro de todo o período pré-hispânico, com lindas peças de todos os tipos e tamanhos, feitas de puro ouro e pedras preciosas. Há também várias múmias indígenas, artefatos de uso cotidiano e um museu de armas de todo o mundo.

Artesanía Santo Domingo – La Casona

Uma antiga residência colonial que foi transformada em centro comercial, com inúmeras pequenas lojas de artesanato e objetos típicos peruanos, todos muito apreciados pelos turistas, pois geralmente são de boa qualidade e muito originais.

Gastronomia

Não podemos deixar de mencionar a deliciosa culinária da cidade, que oferece pratos incríveis em restaurantes muito charmosos, de todas as faixas de preços. Dentre os incontáveis pratos locais, podemos mencionar o Lomo Saltado, o Suspiro à La Limenha e a bizarra Inca Cola, de coloração totalmente amarela.

Se tiver a oportunidade, não deixe de passar alguns dias nesta magnífica e acolhedora cidade. Eu tenho certeza de que Lima lhe proporcionará a descoberta de lugares históricos e lindos. Além disso, seguramente você passará momentos inesquecíveis na antiga capital colonial hispânica na América, um lugar verdadeiramente único em todo o mundo.

Veja abaixo uma galeria de fotos de vários pontos turísticos de Lima

Bibliografia

Lima – Colonial City – por Roberto Gheller Doig e Enrique Flores Gonzales.

Todas as fotos da matéria foram tiradas por Marco André Briones em setembro de 2019.

Com agradecimentos especiais à Flot Viagens. www.flot.com.br

Para mais dicas de turismo cultural e histórico, no Brasil e no mundo, acompanhe a coluna de Marco André Briones no portal Cidade&Cultura

Marco André Briones

Posts Recentes

Castelo Park Aquático fecha a temporada de verão e anuncia novidades para o 2º semestre

Para o público se refrescar durante a atual onda de calor no interior de São…

19 horas atrás

The Westin Porto de Galinhas terá programação temática para o Dia dos Namorados

Neste Dia dos Namorados, o The Westin Porto de Galinhas será envolvido em um clima…

19 horas atrás

Atlantica Hospitality International promove a 2ª edição do Let’s Play Atlantica

A cidade de São Paulo foi a escolhida para abertura da segunda edição do Let’s…

19 horas atrás

Museu da Língua Portuguesa faz programação gratuita para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa 2024

A potência e a influência das culturas africanas no Brasil e no português falado no…

4 dias atrás

Pinacoteca Benedicto Calixto anuncia exposição “Máquinas do Tempo: Memórias, Afetos e Brinquedos do Século XX

A Pinacoteca Benedicto Calixto, através da segunda edição do Arte na Pinacoteca, com imenso orgulho,…

4 dias atrás

Caribe all inclusive é um dos destaques da MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros acaba de lançar a oferta especial Caribe all-inclusive, que conta com o…

4 dias atrás