2 - Cultura

Liberdade (SP) terá maior festival japonês de rua do mundo em julho

O maior evento japonês de rua do mundo, o Tanabata Matsuri, que acontece há mais de 40 anos na Praça da Liberdade-Japão, em São Paulo, já tem data marcada para a edição de 2023, será nos dias 15 e 16 de julho, das 10h30 às 18h. Conhecido como Festival das Estrelas, é uma atração esperada por turistas de todo o Brasil e de outros países, que se programam para estarem na capital paulista nesse período para fazerem seus pedidos nos tanzakus, além de prestigiarem a programação cultural gratuita, repleta de apresentações musicais, dança, arte, além de gastronomia e outros atrativos típicos.

O evento, que está em sua 44ª edição, é realizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL) desde a década de 70 e ficou mundialmente conhecido por mobilizar centenas de milhares de pessoas que vão às ruas para registrarem seus pedidos através de fitas coloridas, chamadas de tanzakus. Eles simbolizam a história de amor milenar das estrelas Vega e Altair, que foram separadas pela Via Láctea e se encontram somente uma vez por ano, em julho.

Divulgação ACAL

Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma representando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus. Ao final da celebração, os bilhetes passam por uma cerimônia xintoísta e são queimados com o propósito de que cheguem aos céus para que as estrelas Vega (Orihime) e Altair (Kengyu), segundo a lenda, possam realizar os pedidos.

O Tanabata Matsuri teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades. No Brasil é realizado em São Paulo desde 1979 pela ACAL.

Além de preparar toda a programação cultural, a Associação e seus voluntários decoram as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade-Japão com dezenas de bambus gigantes –com mais de 10 metros de altura-, onde são hasteados os enfeites coloridos de papel (chamados Tanabatas), simbolizando as estrelas. Também são espalhados centenas de bambus menores onde as pessoas penduram seus tanzakus com os pedidos. 

Durante o Festival das Estrelas, como ficou conhecido no Brasil o Tanabata Matsuri, as ruas da Liberdade viram um verdadeiro palco de shows, danças folclóricas com a participação de centenas de dançarinos voluntários de diversas associações, oficina de origami, apresentações dos tradicionais tambores Taikô e são tomadas pela esperança e admiração dos visitantes.

A lenda milenar que deu origem ao Festival das Estrelas

Tanabata Matsuri, em português conhecido como Festival das Estrelas, é uma tradição oriental do século XI. Foi lançada a partir de uma lenda japonesa criada há mais de quatro mil anos sobre Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial que, certo dia, diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens.

Porém, em matrimônio e totalmente dominados pela paixão, ambos se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, permitindo que o casal se reencontrasse apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem a ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra.

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nessa época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os apaixonados possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.

Onde ficar

Uma ótima opção de hospedagem na região é o Nikkey Palace Hotel. Com mais de 30 anos de história no tradicional bairro oriental, o empreendimento conta com 99 apartamentos distribuídos em 3 categorias (Standard, Bem-Estar e Suíte), todos equipados com ar-condicionado, TV a cabo e cofre – além de banheira em algumas unidades.

Além disso, o hotel possui um restaurante aberto do café da manhã ao jantar, que oferece um completo buffet de gastronomia oriental – principalmente japonesa e chinesa – combinado a pratos brasileiros. O espaço também conta com decoração tipicamente oriental, inclusive as Ozashiki (salas de tatame japonesas). Tem também o café Itigo Itie, com um ambiente agradável e charmoso que proporciona aos clientes a sensação de estar nos melhores ambientes dos cafés orientais.

Completam a estrutura do Nikkey Palace Hotel: spa, sauna, salão de beleza e karaokê.

Mais informações: instagram.com/acalliberdade e nikkeyhotel.com.br

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

3 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

3 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

4 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

4 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

4 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

4 dias atrás