0 Home-Destaque - banner principal

Joinville, terra da dança

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina. Foi colonizada por alemães, suíços e noruegueses.

Foto por Daniel Vianna – MTUR

No pórtico da cidade pode se ver a influência desses povos, construído em estilo enxaimel, que é também encontrado em diversas residências e prédios comerciais, inclusive no Mercado Público Municipal. Ao lado do pórtico fica o famoso moinho, onde funciona uma das unidades da Cervejaria Opa Bier, a cerveja mais famosa da região, e o Centro de Convenções e Exposições Expoville.

Foto por Daniel Vianna – MTUR

Muitos atrativos interessantes se concentram na área mais central da cidade, como o Morro da Boa Vista, a melhor vista panorâmica de Joinville, a 250 metros acima do nível do mar. O acesso ao mirante é feito pela Rua Pastor Guilherme Ráu, e o início do caminho começa bem ao lado do Zoobotânico Joinville. Não é permitido subir de carro até o mirante, mas há ônibus públicos que fazem a rota.

Foto por Daniel Vianna – MTUR

A Escola do Teatro Bolshoi, a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou, é considerada uma das melhores escolas de balé do mundo e não aterrissou em Joinville sem motivos. Isso porque a cidade catarinense promove anualmente no mês de julho o seu tradicional Festival de Dança, o que dá ao município o título de “Cidade da Dança”. Criado no ano de 1983, em 2005 o Festival de Dança de Joinville entrou para o Guinness Book como o maior do planeta em número de participantes.

Foto por Daniel Vianna – MTUR

Na área central da cidade estão três dos endereços culturais mais visitados: o Museu Nacional de Imigração e Colonização, o Museu de Arte de Joinville e o Instituto Internacional Juarez Machado. Inclusive, estes dois últimos estão localizados a apenas 300 metros um do outro, no bairro América, e a menos de dois quilômetros do centro. Outros museus que valem a visita são o Museu Arqueológico de Sambaqui, a Estação da Memória e o Memorial da Bicicleta.

Foto por Daniel Vianna – MTUR

Fora da área urbana existem muitos parques e rotas turísticas. O Parque Municipal Morro do Finder e o Parque Natural Municipal da Caieira estão localizados a 6 km e a 10 km do centro, respectivamente. São boas opções para quem gosta de trilhas e caminhadas. Na Estrada Piraí, o Rancho Alegre e o Parque Ecológico Caminho das Águas são dois dos mais famosos.

Um passeio diferente e muito bonito é o passeio de barco até São Francisco do Sul, feito no Barco Príncipe, que navega pela Baía da Babitonga até a cidade histórica de São Francisco do Sul, no litoral catarinense, com parada para conhecer os casarios antigos da cidade.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Daniel Vianna – MTUR

Da Redação

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

16 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

18 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

21 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás