Sem categoria

Jimi Hendrix: exatamente 50 anos sem o grande mestre

Jimi Hendrix, cujo nome era James Marshall Hendrix, nasceu em Seattle nos Estados Unidos no dia 27/11/1942, deixando o mundo no dia 18/09/1970 na cidade de Londres na Inglaterra. Quando se fala de grandes festivais sua imagem é lembrada, pois as suas apresentações no Monterrey (1967), Woodstock (1969) e Festival da Ilha de Wight (1970) foram todas muito memoráveis.

Hendrix foi influenciado por músicos do blues como: B.B. King, Muddy Waters e Albert King.  Sua carreira começou em 1964, quando foi guitarrista de Little Richards, onde por dois anos, acompanhou o grande pianista e um dos precursores do rock. Merecidamente ele tem a sua calçada da fama do rock n roll.

Jimi Hendrix não teve uma adolescência fácil, seus pais se separaram, o que abalou sua mãe, que começou a se embriagar e fez com que ele fosse obrigado a buscar sua genitora em pubs.  Ela faleceu em 1958, quando ele tinha apenas 16 anos e acabou tendo que cuidar dos irmãos e na maioridade serviu o exército sendo paraquedista.  Quando investiu em sua carreira solo, chamou a atenção pelo fato de tocar com os dentes ou colocar a guitarras nas costas e, mesmo não vendo o instrumento, conseguia o conduzir.

Sua vida teve tropeços, como ser preso em Estocolmo/SUE em 1968, por quebrar o quarto do hotel e em 1969 outra prisão, agora em Toronto/CAN, quando foi pego no aeroporto com heroína.  Em uma entrevista em 1967, ele condenava o alcoolismo e pessoas que se picavam, mas, infelizmente não soube se doutrinar, tendo esses problemas na sua vida.

Jimi Hendrix sempre tocou com grandes músicos, destaque para o baterista Mitch Mitchell e sua imagem é tão respeitada que ele possui busto na Alemanha e na Polônia. 

Seus álbuns de estúdio são: Are You Experienced? (1967), Axis: Bold as Love (1968) e Electric Ladyland (1969).

Em 2007, o irmão de Hendrix, Leon veio ao Brasil para expor as pinturas de Jimi, ou seja, o nosso guitarrista também era artista plástico.

Lemmy do Motorhead, numa coletiva em São Paulo, alegou que foi roadie de Jimi Hendrix, e contou que uma vez, Hendrix pediu para ele buscar um ácido, mas Lemmy o tomou no caminho, se perdendo e não voltando e acabou sendo demitido.

Isso é um pouco do legado de Jimi Hendrix, que para muitos é o melhor guitarrista de todos os tempos, sendo referência até para músicos de jazz, blues, funk, black music ou seja, um artista de qualidade.

Forever Hendrix!

Adriano Coelho

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

1 dia atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

1 dia atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

2 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

2 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

2 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

2 dias atrás