O nome dessa cidade teve origem na Fazenda Jardim, local que se tornou um ponto estratégico para os soldados brasileiros durante a Guerra da Tríplice Aliança. Localizada no Mato Grosso do Sul, é um destino para quem gosta de estar em contato com a natureza. A cada atrativo de Jardim se descobre um pequeno paraíso.
Localizada na Serra da Bodoquena, a apenas 50 km de Bonito, muitas de suas atrações fazem parte do pacote oferecido pela “Capital Nacional de Ecoturismo”.
O solo com elevada concentração de calcário garante transparência da água dos rios e a formação de dolinas e grutas.
Um dos passeios mais procurados de quem visita a cidade é a flutuação no Rio da Prata, que é feita por um trecho de 2,2 km em um rio raso com água cristalina e variados tons de azul, repleto de peixes, plantas e nascentes que brotam na areia.
A Lagoa Misteriosa é uma das mais incríveis atrações naturais da Serra da Bodoquena. Uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil, com profundidade abismal, forma uma lagoa que pode ser vista durante a flutuação com snorkel e no mergulho com cilindro, já que a transparência é incrível, com visibilidade de 60 metros.
Outro local imperdível em Jardim é o Buraco das Araras, um buraco gigantesco de 100 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro, cuja circunferência é de 500 metros, com paredes avermelhadas de arenito onde vivem cerca de 50 casais de araras – a maioria é vermelha, mas há também araras azuis e outros pássaros, além da paisagem curiosa.
Para relaxar durante a viagem, há três balneários para passar o dia: o Jardim Ecopark, que fica situado às margens do Rio da Prata e conta com ótima infraestrutura e muitas atividades, o Balneário Seu Assis Camping, também às margens do Rio da Prata com excelente área para camping e próximo ao balneário municipal de Jardim, e o Santuário do Prata, que abre somente de sexta a domingo.
Em Jardim, há ainda como atrativo o Cemitério dos Heróis da Retirada de Laguna, um sítio histórico tombado pelo IPHAN e local onde foram enterrados os corpos dos generais e do guia Lopes, importantes personagens da Guerra do Paraguai, e onde se pode também visitar as trincheiras utilizadas nas batalhas.
O museu CER-3, criado pelos militares e ex-funcionários da CER-3, uma organização militar do tempo da construção da rodovia, tem em seu acervo equipamentos antigos, objetos, fotos, relatos e documentos que fizeram parte da história da região.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Flávio André – MTUR
O Eco Parque Angicos, em Bananeiras (PB), viveu um momento marcante para o turismo regional…
Divulgação Seja na praia, na serra, no interior ou até em outras regiões do Brasil,…
Divulgação Enquanto os grandes centros vivem dias de intensa agitação durante o Carnaval, cresce a…
Divulgação Localizada no Circuito das Águas Paulista, Socorro fica a 130 km de São Paulo…
Localizada no centro-oeste paulista, a Marília é um destino que une história, cultura, ciência e…
Divulgação O Hotel Fazenda São Matheus, em Serra Negra (SP), é uma antiga fazenda produtora…