0 Home-Destaque - banner principal

Januária, o pântano de Minas

No norte de Minas Gerais, Januária é banhada pelas águas do Rio São Francisco e tem na sua bacia denominada Bacia do Rio Pandeiros a única região pantanosa do estado, que serve como um berçário para os peixes do “Velho Chico”.

Foto por Leonardo Gentile, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

As belezas naturais são o grande atrativo local, que tem em suas terras o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, com várias grutas. A Gruta dos Anjos é uma das mais visitadas, a apenas 6 km do centro da cidade, com grande quantidade e variedade de formações espeleológicas. A visitação só é realizada com condutores capacitados para garantir a segurança do visitante, embora não exista legislação que regulamente essa prática.

Na Gruta do Desenho, pode-se observar pinturas rupestres em diferentes estilos e técnicas. Para chegar é preciso percorrer uma trilha que margeia o rio Peruaçu ao longo de uma exuberante mata de galeria.

Já na Gruta do Índio há registros arqueológicos com painéis de pinturas rupestres que cobrem paredes inteiras e no teto. Do local é possível apreciar o Mirante do Índio, em que se pode ver a abertura da Gruta do Janelão e toda a área do centro.

O roteiro das grutas tem, por fim, a Gruta do Rezar, que reúne toda a grandiosidade do cânion do rio Peruaçu e a riqueza da arte rupestre pré-histórica. Abriga um sítio rupestre com pinturas e gravuras bem conservadas. Destacam-se também as dimensões do seu salão de entrada, que alcança 90 metros de largura e mais de 40 metros de altura, além da variedade e exuberância dos espeleotemas. Trata-se de um dos atrativos que mais exigem esforço físico, com mais de 500 degraus, mas a chegada é recompensadora.

Foto por Ascastilho, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Na Casa da Memória é possível conhecer um rico acervo cultural histórico da política local e da história geral do município.

Quem passa pela cidade não pode deixar de conhecer o Sr. Carlucio, pescador, poeta, contador de causos e conhecedor de muitos mistérios do Velho Chico, que conta suas histórias e encanta os visitantes, seja no seu passeio de barco pelo Velho Chico ou sentado em sua cadeira no Cais de Januária.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Hector Bottai, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

A arte da Calçada Portuguesa

Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…

11 horas atrás

Exposição “Nos Braços do Violeiro” na 23ª Festa do Saci

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

11 horas atrás

O Halloween no Wet’n Wild  

Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…

12 horas atrás

Exposição que reúne HQ, arte contemporânea e viola estreia sábado (01/11)

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

16 horas atrás

Veja onde se hospedar durante o fim de semana da Fórmula 1 na capital paulista

A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…

1 dia atrás

Na Serra Gaúcha, Casa di Pasto Salton apresenta novo menu com cozinha contemporânea e inspiração mediterrânea-oriental

Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…

1 dia atrás