Jaboticabal: a cidade das rosas

Localizada na região metropolitana de Ribeirão Preto, a 345 km da capital paulista, Jaboticabal é conhecida como a “cidade das rosas”, pelo grande número de roseiras plantadas nas praças públicas e em muitos jardins residenciais, além de receber também o codinome de “Athenas paulista”, por priorizar a educação. É referência na área de educação e pesquisa.

Foto por MARCO AURÉLIO ESPARZA, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

A Escola de Arte Professor Francisco Berlingieri Marino é um bom exemplo de como a cultura e a educação são importantes para cidade, que tem sua trajetória registrada no acervo do Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida, formado por objetos, utensílios, documentos, livros, esculturas e pinturas.

Jaboticabal mantém a tranquilidade e o ar bucólico do interior, sendo uma das melhores cidades do estado para se viver, contando com 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e todas as vias urbanas pavimentadas.

O campus da Unesp faz com que a cidade seja pulsante, abrigando universitários de vários locais.

Um dos pontos mais visitados é o Lago Municipal Carlos Rodrigues Serra, localizado na região central. É o “point” de encontro, com áreas para esporte e o grande lago que recebe pássaros exuberantes, sendo um excelente lugar para contemplação ou só para relaxar. Há também o Parque Florestal Buck, com resquícios da Mata Atlântica e trilhas para caminhada.

Na rota do turismo religioso está a Catedral Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça Doutor Joaquim Batista, considerada o marco zero da cidade, e dedicada à padroeira de Jaboticabal. Há ainda o Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida e a Igreja de São Benedito.

A arquitetura é destaque, como no monumento a Athenas em estilo greco-romano, no “Palacete da Turca”, onde fica o museu, o prédio da Prefeitura e outros, em estilo neoclássico, na Fonte Luminosa em forma de flor com pétalas abertas e no Castelinho, uma residência que reproduz um castelo medieval.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: MARCO AURÉLIO ESPARZA, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons