0 Home-Destaque - banner principal

Itápolis, a capital nacional do sorvete

Localizada a 360 km da capital paulista, a cidade de Itápolis tem um clima quente e está entre as maiores produtoras de laranja do mundo, além de ter um dos mais altos PIBs do Brasil, fazendo dela uma cidade com alta qualidade de vida, mas sem perder a tranquilidade das cidades interioranas.

Foto por Prefeitura Municipal de Itápolis / reprodução via https://www.itapolis.sp.gov.br/

O território itapolitano é conhecido desde 1723, quando da exploração do ouro na região, e sua história como cidade começou em 1862, mantendo até hoje muitas das tradições culturais.

A Igreja Matriz da Paróquia do Divino Espírito Santo está entre os mais belos templos religiosos do estado de São Paulo. Construída sobre pedras, tem paredes internas ricamente decoradas com afrescos confeccionados por artistas italianos em meados dos anos 40, misturando os estilos gótico e romano. O acervo da matriz é composto por dezenas de imagens de santos, sendo algumas delas importadas da Europa, e o órgão de origem alemã é uma raridade única no Brasil e o segundo no mundo.

Mas hoje Itápolis se destaca como a capital nacional do sorvete, com mais de 108 fabricantes do produto. A cidade possui ainda 22 sorveterias, tendo inclusive a Rota do Sorvete, escolhida pela própria população do município, que elegeu o melhor sabor fabricado por cada sorveteria. O destaque não é apenas pelo número de fabricantes ou sorveterias, mas também por produzir o melhor sorvete artesanal, com sabores únicos e que agradam a todo o tipo de público consumidor. Tem gorgonzola com doce de leite, laranja e até brigadeiro tipo raspa de panela, entre outros tantos.

A cidade tem também outros atrativos, como dois orquidários, onde são produzidas mudas da planta, o Parque Ecológico Boa Vista, o Aeroclube – com 81 anos de existência, sendo um dos maiores da América Latina e referência na formação de pilotos da aviação civil –, o Cristo Redentor e uma extensa área rural, onde podem ser praticados ciclismo e esportes radicais.

A Festa do Sorvete reúne muitos turistas, com competição de quem come mais sorvete. Há ainda a Festa do Peão, Encontro de Carros Antigos, Encontro de Motoclubes, Festa do Pimentão concluindo a Feira de Hortifrutis, Festas de Bairros Rurais percorrendo a Rota das Capelas, Baile da AIA, Festival Natal Luz, com decoração de luzes especiais, chegada do Papai Noel e apresentações culturais durante as noites de comércio aberto, e Carnaval de Rua, promovido pela Prefeitura Municipal.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Itápolis / reprodução via https://www.itapolis.sp.gov.br/

Da Redação

Posts Recentes

Jornada do Patrimônio retorna em agosto com tema que valoriza sentidos e memórias

Divulgação A Jornada do Patrimônio 2025 ocorre nos dias 16 e 17 de agosto de…

14 horas atrás

Com ocupações em alta, Vale dos Vinhedos retoma o protagonismo no turismo da Serra Gaúcha

Crédito Cesar Silvestro Com a maior concentração de vinícolas por km2 da América Latina, o Vale…

14 horas atrás

Jalapão terá aeroporto a partir de dezembro e promete impulsionar o turismo no Tocantins

Divulgação Gov TO Uma ótima notícia para os amantes do turismo ecológico e de aventura.…

2 dias atrás

AMITESP leva boas práticas do turismo regional ao maior evento de parcerias públicas do país

José Basílio de Faria, presidente da AMITESP. Divulgação Entre os dias 4 e 8 de…

2 dias atrás

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

3 dias atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

3 dias atrás