Itapema: sempre uma boa opção

Itapema, que fica no litoral de Santa Catarina, é sempre uma boa opção, tanto no verão como no inverno. Os 5 km de extensão de praias limpas, com infraestrutura de ótimos bares e restaurantes, garantem no verão muito sol e diversão.

Foto por Renato Soares – MTUR

Entre as praias, a da Ponta Grossa é uma das mais sossegadas, assim como a Praia da Ilhota, com área de mata totalmente preservada e com grande diversidade de pratos à base de frutos do mar, servidos nos restaurantes locais.

Mesmo sem sol, há muito o que fazer na cidade, como visitar o Mirante do Encanto, um dos pontos turísticos mais famosos de Itapema. O acesso se dá por uma pequena trilha com escadaria, onde já é possível apreciar a mata nativa, ou pelo elevador panorâmico.

Foto por Renato Soares – MTUR

Quem gosta de caminhadas tem que conhecer a Trilha da Pedra da Cadeia, localizada na Serra do Areal, com subida de mais de um quilômetro, que pode ser feita tranquilamente por todo mundo, e com uma vista deslumbrante.

Do Píer Porto das Águias saem passeios em “barcos piratas”, com atores a bordo fazendo a navegação pela maravilhosa Costa Esmeralda ficar ainda mais divertida.

Foto por Renato Soares – MTUR

Para ver a orla de Itapema e o Rio Bela Cruz se encontrando com o mar, a Ponte dos Suspiros é o lugar. Ela é toda feita em pedra em formato de arco.

O Buga Park é outra dica de passeio pela cidade. São 200 metros quadrados com brinquedos gigantes e lúdicos: uma piscina com mais de 200 mil bolinhas, quadra de futebol, pula-pula e muito mais.

No Parque das Capivaras, uma reserva ambiental abriga cerca de 30 animais que dão nome ao parque, onde é possível caminhar, fazer piquenique e passar horas agradáveis junto à natureza.

Quem gosta de gastronomia não pode deixar de ir aos restaurantes do Canto da Praia, que servem pratos regionais, sempre com base em peixes e frutos do mar. Por lá acontecem apresentações musicais.

Não deixe a cidade sem visitar o Mercado Público, com diversidade de artesanato local e produtos coloniais, que também podem ser encontrados no Roteiro Rural da cidade, conhecendo sítios e chácaras de agricultura familiar, onde é possível comprar produtos como pães, queijos, geleias e farinhas, tudo produzido de forma artesanal.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Renato Soares – MTUR