Processo inédito prevê escutas nos territórios, reuniões abertas e audiência pública para garantir a participação ativa das comunidades indígenas na formulação de políticas culturais
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, deu início à construção do primeiro Plano Estadual de Cultura voltado para os Povos Indígenas que vivem no território paulista. A iniciativa, pioneira no Estado, nasce com o propósito de reconhecer e fortalecer a presença dos povos indígenas, garantindo que suas identidades, tradições e expressões artísticas façam parte de forma efetiva das políticas culturais do Estado.
O percurso de construção coletiva será dividido em três etapas. A primeira consiste em visitas às aldeias, entre outubro e dezembro, para levantar contribuições das comunidades indígenas da Região Metropolitana de São Paulo, do Litoral Norte e Sul, do Vale do Ribeira, do Oeste e do Sudoeste Paulista. A segunda etapa, em dezembro, será marcada por encontros abertos ao público no Museu Índia Vanuíre, em Tupã, e no Museu das Culturas Indígenas, na capital, ampliando a discussão sobre os pontos levantados. Por fim, haverá uma audiência pública híbrida, na sede da Secretaria, para apresentação e consolidação do documento final.
“O Plano Estadual de Cultura para os Povos Indígenas é um marco histórico para São Paulo. Ele representa o reconhecimento e o fortalecimento dos saberes, da memória e da produção cultural dos povos originários, garantindo que suas tradições tenham continuidade dentro das políticas públicas culturais. Mais do que um documento, o Plano é um compromisso com a escuta, o respeito e a representatividade”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, Marília Marton.
Etapa 1: Visitas aos territórios indígenas
Etapa 2: Reuniões abertas ao público a serem realizadas em dezembro no Museu Índia Vanuíre e no Museu das Culturas Indígenas.
Etapa 3: Audiência Pública na sede da Secretaria, em formato híbrido, em data a ser definida.
Texto por agência e edição de Rebeca Dias
São alternativas para levar a família ou amigos com acesso rápido e dentro da metrópole…
Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, conhecido como o reduto mais oriental…
A programação reúne artistas, coletivos e chefs representantes da culinária afro-brasileira e africana, em um…
O Salão do Automóvel, um dos maiores eventos do setor automotivo da América Latina, retorna…
Divulgação Com a chegada do fim de ano, Serra Negra se transforma em um dos…
Quatro destinos com hotéis incríveis e completamente diferentes entre si, repletos de atrações para comemorar…