0 Home-Destaque - banner principal

Ilhéus, terra do cacau e de Gabriela

Ilhéus, cidade da época dos Barões do Cacau no sul da Bahia, com histórias imortalizadas pelas letras de Jorge Amado, oferece aos visitantes cenários paradisíacos, tanto à beira-mar como nas ruas e construções dos prédios quase seculares, como o Palacete Misael Tavares, a Igreja de São Jorge e o Teatro de Ilhéus.

Foto por Márcio Filho – MTUR

Este último fica quase em frente à casa de Jorge Amado – hoje um centro cultural com exposição permanente de roupas, fotos, objetos pessoais e documentos que contam a vida do escritor desde sua infância. O Bataclan, descrito no livro Gabriela, de Jorge Amado, como um cabaré, hoje é também um centro cultural.

Foto por Márcio Filho – MTUR

As construções são típicas da época de ouro do cacau na região e são muito bem preservadas, mantendo seus traços originais. O visitante se sente numa imersão ao passado ao caminhar pelo Bar Vesúvio, Sorveteria Ponto Chic, Bar Barrakitika, Catedral de São Sebastião, Igreja São Jorge e Teatro Municipal de Ilhéus.

Foto por Márcio Filho – MTUR

Fazer um tour pelas fazendas de cacau de Ilhéus é um passeio diferenciado e especial, onde o visitante é guiado por uma pequena trilha da Mata Atlântica para conhecer todo o processo de plantio, colheita, secagem e fermentação, até chegar à degustação dos produtos criados pelo fruto, como suco e chocolate. Os passeios incluem, além da degustação, passeios de charrete, caminhadas ecológicas e até cavalgadas. As visitas são feitas nas Fazendas Ararauna, Vila Rosa, Primavera e Yrerê.

Foto por Márcio Filho – MTUR

Inclua uma visita à primeira fábrica de chocolates caseiros do Nordeste, a “Chocolates Caseiros Ilhéus”, que mantém os processos artesanais para fabricar seus chocolates. Além de assistir a todas as fases de produção, confira a pequena loja que vende chocolates em diversas formas por bom preço.

Há dois mirantes que proporcionam uma boa visão da costa: o Mirante do Canhão, de onde se avista a Baía do Pontal, e o Mirante da Piedade, com uma boa vista da cidade, da ponte e da praia mais central.

Foto por Márcio Filho – MTUR

As praias são a grande atração da cidade, que está localizada na chamada Costa do Cacau. As que ficam no litoral norte são lindas, porém rústicas e praticamente desertas, com pouca ou nenhuma infraestrutura. Já as localizadas na região central são urbanas e mais voltadas à diversão familiar e entre amigos, com incentivo à prática de esportes náuticos e na areia.

No litoral sul, comece pela Praia dos Milionários, que tem esse nome por ter recebido construções grandiosas dos Barões do Cacau em sua orla. Sua areia dourada com pigmentos pretos é boa para realizar caminhadas. A Praia do Cururupe, que possui uma grande faixa de areia com o som do mar de fundo, possui ondas muito fortes, por isso não é indicada para o mergulho, somente para a prática de surfe. Ao lado fica o rio com o mesmo nome, com águas calmas e ótimas para banho.

Foto por Márcio Filho – MTUR

A preferida dos surfistas é a Praia Back Door, com ondas perfeitas e uma paisagem encantadora. Ela recebe campeonatos nacionais e internacionais do esporte, mas também é indicada para quem deseja aproveitar piscinas naturais que são formadas na maré baixa, pelos recifes da orla.

A Praia de Batuba é considerada a mais bonita de todas, com ondas que chegam a 2 metros de altura e com correnteza muito forte, que bate nas pedras, impedindo o mergulho. É uma praia rústica, com charmosos bares ao redor decorados por cabanas que combinam perfeitamente com a paisagem cercada de coqueiros, recifes e areia dourada.

Há ainda a Praia Cai n’Água, Praia dos Milagres, do Jairi, Canabrava e Acuípe – cada qual com sua especificidade.

Passear de barco pelos rios de Ilhéus permite usufruir de uma paisagem belíssima, envolta da Mata Atlântica e de surpresas como a Lagoa Encantada, que começa no Rio Almada e possui ilhas flutuantes, cachoeiras e, ao seu redor, fazendas de cacau e vila de pescadores. A força das águas cria buracos na rocha que são indicados para o banho.

Para fechar a visita a Ilhéus, passe pela Estrada Parque, a primeira estrada construída com foco ecológico, que desbrava a Mata Atlântica, praias desertas, rios, cachoeiras e muitas surpresas num belíssimo cenário natural.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Márcio Filho – MTUR

Da Redação

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

17 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

19 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

22 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás