Icaraí de Amontada tem dunas, praias e mangues

A cidade de Amontada fica a 200 km de Fortaleza e, embora ofereça diversos tipos de passeios e paisagens paradisíacas, é um destino pouco conhecido fora do estado do Ceará.

Foto por Fabiobarros, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

O distrito de Icaraizinho de Amontada é mais famoso e procurado do que o próprio município, sendo um lugar propício para a prática de kitesurf e windsurf, principalmente no período entre os meses de julho e janeiro, quando a temporada de ventos é mais forte.

Há vários passeios que valem a pena serem feitos na região, como a Lagoa de Frexeiras, praticamente vazia durante a semana. É um lugar simples, mas com belezas naturais que se destacam. Há algumas barracas em torno da lagoa, que é excelente para andar de caiaque e de stand-up paddle, e ainda tem pedalinhos para os menos aventureiros.

O passeio do pôr do sol em Moitas é tradicional, feito de buggy. Passa por duas praias, com parada na Ilha das Ostras e em uma típica barraca na beira do rio, terminando nas dunas com uma bela vista do rio, com o pôr sol ao fundo.

Outro passeio para ser feito com buggy ou quadriciclo é até a praia de Caetanos, distante uns 12 km de Icaraizinho, onde ficam os lençóis cearenses, com piscinas naturais que se formam com água da chuva nas dunas.

O passeio pelo Manguezal, um dos cartões-postais locais, onde se passa por um túnel feito pela copa das árvores no Rio Aracatiaçu, é um cenário natural majestoso. O passeio feito de barco segue até a Ilha das Ostras, onde várias barracas servem a iguaria pescada na hora.

Aos sábados aproveite a feirinha de artesanato, com atrações locais em algumas datas e com barracas de artesanato, além de comidinhas típicas.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Fabiobarros, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons