Bragança está localizada na região hidrográfica conhecida por Sistema Cantareira. Figurando entre os maiores do mundo, o sistema é administrado pela SABESP e conta com seis barragens interligadas por um complexo de túneis e canais.
Em Bragança, uma grande represa é formada por dois rios: o Rio Jaguari, que vem de Minas Gerais, e o Rio Jacareí, que é formado em Joanópolis. A represa leva o mesmo nome dos rios, interligada por um canal, formando assim a maior “caixa d’água” do estado, sendo também um dos maiores reservatórios de água do mundo.
A represa está na região conhecida por Serrinha, um bairro da cidade, que abriga também em parte de seu território uma RPPN, Reserva Particular do Patrimônio Natural, para garantir a preservação dos mananciais e fragmentos da Mata Atlântica que estão na área.
Há também dois ribeirões na cidade, o Lavapés e o Anhumas. Pelo grande número de nascentes e fontes naturais, Bragança já foi conhecida como “Cidade das Bicas”. São mais de 850 nascentes registradas pelo IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico). Moradores contam que até alguns anos atrás era possível “beber na bica” e muitos até levavam água para casa.
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui
Crédito Zoológico de São Paulo O Zoológico de São Paulo acaba de receber um novo…
Divulgação De 1º a 4 de maio, a cidade de Andradas (MG) será palco da…
Divulgação Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos…
Crédito: 42 North via Pexels A cidade de São Paulo recebe, até 4 de maio,…
Divulgação Luís Fernando Cachoeira, empresário reconhecido nos setores tecnológico e hoteleiro, está em plena fase…
Divulgação Já imaginou reviver os anos 80, 90 e 2000 curtindo os hits que marcaram…