Bragança está localizada na região hidrográfica conhecida por Sistema Cantareira. Figurando entre os maiores do mundo, o sistema é administrado pela SABESP e conta com seis barragens interligadas por um complexo de túneis e canais.
Em Bragança, uma grande represa é formada por dois rios: o Rio Jaguari, que vem de Minas Gerais, e o Rio Jacareí, que é formado em Joanópolis. A represa leva o mesmo nome dos rios, interligada por um canal, formando assim a maior “caixa d’água” do estado, sendo também um dos maiores reservatórios de água do mundo.
A represa está na região conhecida por Serrinha, um bairro da cidade, que abriga também em parte de seu território uma RPPN, Reserva Particular do Patrimônio Natural, para garantir a preservação dos mananciais e fragmentos da Mata Atlântica que estão na área.
Há também dois ribeirões na cidade, o Lavapés e o Anhumas. Pelo grande número de nascentes e fontes naturais, Bragança já foi conhecida como “Cidade das Bicas”. São mais de 850 nascentes registradas pelo IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico). Moradores contam que até alguns anos atrás era possível “beber na bica” e muitos até levavam água para casa.
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui
Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…
Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…