Hercule Florence, nascido Antoine Hercule Romuald Florence em Nice na França, em 1804. Chegou ao Brasil em 1824 e junto com Georg Heinrich von Langsdorff e Aimé-Adrien Taunay embarcou em uma aventura pelo interior do país, onde percorreram 13 mil quilômetros registrando por meio de desenhos e mapas os animais, as florestas e os índios brasileiros.
Essa coletânea de dados ainda hoje serve de parâmetro para estudiosos. Ao retornarem, em 1829, Florence se casou com Maria Angélica A. M. Vasconcelos e se fixou na cidade de Campinas.
Foi um dos precursores da fotografia mundial, da zoofonia, da pulvografia e da poligrafia. Destacou-se na invenção do typo-silábica que ajudou em muito a taquigrafia. Foi fundador em 1842 do primeiro jornal da Província de São Paulo intitulado O Paulista. Morreu em 1879.
Em homenagem ao brilhante inventor, foi criado “o Festival Hercule Florence” pelo inestimável valor que deu à fotografia brasileira e pelo incentivo ao povo campineiro de trilhar os caminhos da arte fotográfica, tendo assim promovido a criação de diversos grupos de amantes e praticantes dessa arte. A cidade inteira na época do Festival respira fotografia, cores e muita sensibilidade, entre exposições, workshops e palestras realizados em diversos locais por toda Campinas.
Para saber mais sobre cultura, turismo e artes em Campinas, clique aqui
Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…
A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…
O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…
Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…
Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…
Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…