Foi inaugurado em 1942, em uma área de 2,1 milhões de m², nas terras de Benedito Bueno e de sua mulher, Rosa Maria Leite. Última a ser construída no Brasil, essa fortificação tinha o objetivo e ser a principal defesa da entrada da Baía de Santos. Localização estratégica, no alto do Morro do Monduba, (monduba significa ruído estrondoso provocado pelo choque das ondas nas pedras), com 300 metros de altitude. O primeiro nome do Forte foi 5° BIAC – Bateria Independente de Obusos de Artilharia de Costa.
Há uma eficiente bateria de tiro composta de um túnel com 400 metros de extensão que abrigava as antigas câmaras de tiro e elevadores para levar a munição até o alto do morro. Hoje é a base da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea. Como visitas monitoradas, podemos desfrutar das praias do Monduba e Bueno, isoladas e com maravilhosa vista. Seu nome atual é Bateria Comando da Segunda Brigada Mista. Para saber mais sobre o Guarujá
Divulgação O final do ano já tem endereço certo para quem busca experiências únicas em…
Crédito: Gerson Cordeiro / Videograph A história de Serra Negra, no coração do Circuito das…
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…