Grupo de Catireiros “Pisando em Brasa”

Grupo de Catireiros “Pisando em Brasa”
Grupo de Catireiros “Pisando em Brasa”

Cultura Caipira

A SOS Vale do Jaguari é uma OSCIP que conta com a parceria da Prefeitura de Bragança Paulista através da Secretaria de Cultura e Turismo. Juntas essas organizações trabalham com a missão de manter e divulgar elementos da tradicional cultura caipira em nossa cidade.

Em 2013 foi criado o grupo de catireiros “Pisando em Brasa”. Seu intuito era o de ampliar as atividades e agregar valor ao trabalho.  O catira é uma dança brasileira típica, de influência indígena e africana, cuja data exata de criação é desconhecida. Sua propagação acontece em meio ao povo caipira que há muitos anos traz esse elemento cultural para o lazer e a alegria de suas festas e encontros. A dança chama atenção pela sincronia das batidas de pés e mãos ao som da viola caipira, nos intervalos dos versos em modas e recortados.

O grupo “Pisando em Brasa” possui atualmente nove integrantes, entre homens e mulheres, adultos e crianças.  Eles se encontram para estudar, cantar e coreografar músicas de raiz para representar Bragança.

Responsável: Irmei Menezes de Liz.

Contato: irmei@hotmail.com

Fone : 55 11 957718789

Para saber mais sobre turismo, cultura e artes em Bragança Paulista, clique aqui