2 - Cultura

Fora do eixo: festival gratuito reforça nova rota da música e das artes no país

Crédito: Gabriel Siqueira/Acervo

Um festival gratuito, fora do eixo Rio–São Paulo, vem conquistando espaço no calendário cultural brasileiro e se firmando como vitrine de diversidade artística e potência criativa. O Festival Movimento Cidade, agora em sua sétima edição, rompe fronteiras simbólicas ao colocar artistas da periferia no mesmo palco que grandes nomes da música nacional. É arte que ocupa, provoca, celebra e, de quebra, movimenta a economia criativa, gera renda e fortalece identidades.
 

Durante dois dias, no Parque da Prainha, em Vila Velha (ES), o público poderá assistir, de graça, a apresentações de Pabllo Vittar, BaianaSystem, Duquesa, Os Garotin e muitos outros — entre eles, talentos locais como a cantora de MPB capixaba Ada Koffi e a Banda de Congo de Roda D’Água.
 

O festival vai além da música. Entre as atrações, estão mostras audiovisuais na maior tela de cinema ao ar livre do Espírito Santo, batalhas de dança e rima, graffiti ao vivo, cortejos de congo, folia de reis, caxambu e boi pintadinho, além de DJs, intervenções artísticas e experiências imersivas.
 

Pensado para todos os públicos, o evento também reserva espaço para as crianças. O Pequeno MC transforma o Parque Cultural Casa do Governador, também em Vila Velha, em um território de imaginação, com oficinas, teatro, cinema e atividades ao ar livre nos dias 16 e 17.
 

Mobilização
 

Realizado com recursos de leis de incentivo à Cultura Federal e estadual desde 2018, e já tendo captado mais de 20 milhões de reais com apoio de empresas como Petrobras, Vale, Nubank e ArcelorMittal, o Festival Movimento Cidade impulsiona toda a cadeia criativa e turística da Grande Vitória. Em 2024, o evento atraiu mais de 100 mil pessoas e mobilizou cerca de 800 profissionais — entre artistas, técnicos, comunicadores e fornecedores —, aquecendo setores como turismo, gastronomia e serviços.
 

“Cultura é desenvolvimento. Estamos falando de artes integradas de forma acessível, de circulação de renda, valorização do território, inovação social e protagonismo local”, afirma Léo Alves, fundador do Movimento Cidade.
 

Não por acaso, o estado — o menor do Sudeste em tamanho e visibilidade — vem se destacando nacionalmente na captação de recursos via Lei Rouanet. Só em 2024, foram 96 projetos aprovados, totalizando R$ 52,2 milhões destinados ao financiamento de iniciativas culturais, confirmando a força e a vitalidade do setor.
 

+MC com Caetano Veloso
 

Na sequência do Festival Movimento Cidade, será realizado no domingo (17) o +MC, um evento inédito com ingressos à venda, também no Parque da Prainha, e com a presença de Caetano Veloso sob um palco histórico: aos pés do Convento da Penha.
 

O evento contará ainda com Marina Sena, Yago Oproprio e atrações capixabas como o grupo O Quarto de Som e bandas de congo, como o Ticumbí de Itaúnas, entre outros artistas.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Museu do Futebol oferece atrações gratuitas para todas as idades no Dia das Crianças

Futebolices - Dia das Crianças no Museu do Futebol vai reunir jogos no estilo "futebol…

14 horas atrás

Início das construção do Plano Estadual de Cultura para os Povos Indígenas

Processo inédito prevê escutas nos territórios, reuniões abertas e audiência pública para garantir a participação…

14 horas atrás

Dia das Crianças: Passeios que você pode fazer com seu filho a partir do transporte sobre trilho

Conheça opções divertidas e acessíveis para curtir a data com os pequenos, aproveitando as estações…

14 horas atrás

Royal Tulip Brasília Alvorada oferece pacote temático para o Dia das Crianças

O Royal Tulip Brasília Alvorada, da rede Louvre Hotels Group-Brazil, oferece pacote temático com programação…

15 horas atrás

Confira 3 museus que contaram com entrada gratuita na Semana das Crianças

Na Semana das Crianças, a capital paulista se transforma num parque cultural para os pequenos.…

15 horas atrás

Noite do terror na Serra do Mar

Em outubro, o parque Caminhos do Mar, localizado a menos de 1 hora da capital…

16 horas atrás