Florianópolis terá segunda edição do Festival Street Art Tour em novembro

Festival Street Art Tour, que transforma a paisagem no centro histórico de Florianópolis com murais em pequeno, médio e grande formatos, e o traço diverso de muitos artistas catarinenses e também de outros estados e países, volta numa edição ampliada nos dias 17, 18 e 19 de novembro. A Capital de Santa Catarina, conhecida internacionalmente pelas suas belezas naturais, agora também já é uma referência em arte urbana, alinhando-se ao movimento que ocorre em metrópoles brasileiras e de outros continentes. O Festival Street Art Tour (SAT), irá circular por outras regiões da cidade e propõe conexões entre as pessoas e o seu entorno, um diálogo direto entre o fazer artístico e o seu propósito enquanto agente transformador. Assim, o SAT busca realizar o desenvolvimento de ações que contemplam intervenções artísticas como forma de valorizar a arte urbana e multiplicar o vínculo, na valorização diária deste tipo de manifestação em espaços públicos e de circulação da cidade.

Mural @cassarottilucas – Crédito @fotografo_rafa

Este ano o evento irá promover, além dos murais em diversos formatos, murais coletivos que através de inscrições gratuitas selecionou artistas de várias regiões do país. Acontece também o primeiro Mercado de Arte, juntamente com o Lounge CLARO, focado na produção artística urbana local. Será realizado na Quadra da Escola Antonieta de Barros, onde os artistas se inscrevem gratuitamente para participar – e onde terá também uma oficina de customização para personalizar acessórios e objetos do público presente.

 “É uma galeria de arte a céu aberto” tem sido uma expressão de muitos admiradores dos painéis nas fachadas de prédios e outros imóveis da cidade porque, além da pintura, o festival fortalece conceitos de inclusão e do acesso ao trabalho de artistas, que participam desse movimento e, com seus estilos, deixam marcas e impactam o cotidiano de quem vive na cidade ou a visita. Além dos artistas que residem em Santa Catarina, esta edição terá participantes do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Brasília, Minas Gerais e Goiás, além de outros países como Chile e Bogotá. 

No Largo da Alfândega, acontece o Espaço Bistek para grandes e pequenos artistas, com oficinas ligadas à arte urbana como stickers, spray e lambe-lambe. Nesse mesmo espaço, será oferecida a Oficina no Beat da História, onde a Literatura e a Música se encontram para falar do universo do Hip Hop com apresentação de Dani Candido, DJs Kapilé e B-Boy Bryan. As atividades são gratuitas e direcionadas a adultos e crianças.

O Street Art Tour surgiu da parceria entre o Studio de Ideias Produtora Cultural, dos sócios Arturo Valle Junior e Marina Tavares, com o artista urbano Rodrigo Rizo e inclui uma ampla programação nos três dias principais do evento. Além das intervenções artísticas com murais coletivos, haverá também exposições, oficinas para adultos e crianças, shows locais e nacionais. Na edição deste ano, o festival realizará novamente o walking tour com o Guia Manezinho (Rodrigo Stupp). São passeios gratuitos pela arte urbana da cidade. A novidade este ano será o passeio Street Art Tour by Bus destinado ao público do festival, com percurso de ônibus e permitindo também a acessibilidade de cadeirantes. Todos os passeios serão gratuitos, com inscrições antecipadas no perfil @streetarttourfloripa.

Memória e acessibilidade

O Festival Street Art Tour foi desenvolvido para atingir diversos públicos: os que têm interesse pela arte urbana e os que não conhecem; os que têm acesso a espaços de arte e a museus e os que nunca se imaginaram dentro de um, os que sabem o que é arte e os que não fazem ideia de que estão diante de uma todos os dias nas ruas de sua cidade. Além disso, o projeto também é direcionado para os interessados na valorização dos espaços coletivos do município de Florianópolis. Por se tratar de um projeto que tem todas as suas atividades aplicadas diretamente em espaços públicos abertos, torna-se muito difícil quantificar um público específico. Porém, os organizadores do festival identificaram que, a cada novo ano, a diversidade de pessoas interessadas vem aumentando.

Os realizadores do evento lembram que o diálogo entre o cenário de Florianópolis e a arte urbana não iniciou com o festival. A capital de SC abriga um grande polo de pessoas ligadas a manifestações artísticas como Graffiti, Lambe-lambe, Rap e Hip hop. Neste mesmo movimento, surgem iniciativas que visam integrar os moradores da cidade ao espaço que elas ocupam. Enxergar os muros e paredes da cidade como uma tela em branco para dar voz a artistas também faz parte desta ideia.

Nesse conceito de integrar artistas e suas criações ao cotidiano de quem vive na cidade e quem a visita, um dos principais itens destacados pelos realizadores é a acessibilidade. 

Na programação de 2023, a integração de públicos diversos tem um lugar singular. As boas práticas de acessibilidade se farão presentes em diferentes ações do SAT como a Audiodescrição das telas das exposições, esculturas táteis, textos acessíveis em braille, assim como nas apresentações do palco principal, com intérprete de libras e uma plataforma vibro tátil que estará disponível para experimentação do público surdo e é uma parceria realizada entre o Festival e o Museu de Arte Moderna da cidade de São Paulo, o MAM SP. Outro detalhe pensado para o palco principal é a área destinada à pessoas com alguma deficiência que garantirá a possibilidade do acesso com segurança para curtir os shows da programação.

A Arte Pela Vida

Uma ação que envolve criatividade, talento e solidariedade: a exposição “A Arte Pela Vida”, que está na segunda edição, tem como propósito reunir olhares plurais da arte urbana para apoiar as instituições Lar Recanto do Carinho, Instituto Gama e Comunidade Terapêutica Casa de Restauração. Em parceria com a empresa Paris do Brasil, especializada no segmento de produtos artísticos, que forneceu tintas e telas para a realização da ação, 43 artistas participantes produziram obras, com temática livre, que estão em circulação em algumas lojas da Rede Bistek Supermercados a partir do dia 25 de outubro – nessa data também será o início do leilão online. E a partir do dia 13 de novembro, todas as obras estarão expostas no Casarão Top Market, onde permanecem até o dia 23 do mesmo mês, quando se encerra o leilão. Nesse período acontece também o Ateliê Paris do Brasil, com oficinas gratuitas para o público infantil (de 6 a 10 anos), ministrado pela arte educadora Taliane Tomita. O Ateliê Paris do Brasil também tem o propósito social de levar crianças de escolas públicas e de algumas instituições apoiadas pelo projeto para participarem e terem contato com a arte.

Neste ano, a ação chega à sua segunda edição com um novo formato em parceria com a Best Leilões para realizar a atividade em formato online, possibilitando o acesso a um maior número de pessoas que poderão dar lances nas obras. Além disso, esta exposição será itinerante, percorrendo a partir do dia 25 outubro quatro unidades da Rede Bistek Supermercados de diferentes cidades: São José (loja Bela Vista), Itajaí (loja São João), Palhoça (loja Pagani) e Cocal do Sul (loja Centro).

O Festival Street Art Tour é uma realização do Studio de Ideias de Ideias Produtora Cultural e o Street Art Tour, Incentivadoras Bistek Supermercados e Claro, Apoio Cultural APCEFSC, CDL Florianópolis, Cambirela Hotel, Hotel Valerim Florianópolis, Unicred Florianópolis, Patrocínio Prefeitura Municipal de Florianópolis – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Incentivo Estadual PIC – Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.

Mural “VIVA CIDADE VIVA” 

Artistas: Crispagnoncelli & Tio.Trampo

Local: Piso da Felipe Schmidt (em frente às Lojas Americanas)

*primeira pintura de piso na cidade. Que será fechada e se tornará um passeio no centro da cidade.

Mural Homenagem a Artista Valda Costa

Artista: Cazé

Local: Avenida Hercílio Luz no Oscar Hotel

Mural Eterna

Local: Edifício Alpha Centauri

Artistas: Acidum Project (Tereza Cristina Pereira Braga e Robézio de Oliveira Marques). 

Primeira pintura deles no Sul do Brasil. Artistas que já têm outras pinturas em vários lugares do mundo.

15/11 – Live Mural Eterna

Mural Poeta Zininho

Local: Parede da Caixa Econômica na Praça XV

Artista: Leonardo Furtado

Mural Coletivo na Rua Padre Roma

10 artistas

Mural Coletivo no Pantanal

10 artistas

Encontro de Arte de Rua do Bairro Monte Cristo

Data: 15 a 17/11

Coletivo com 60 artistas de várias regiões do Brasil.

16/11 Live Encontro de Arte de Rua do Monte Cristo

Encontro Galeria da Mariquinha

Data: 18/11

Local: Morro da Mariquinha

Coletivo com 20 artistas.

Mural na Cidade de Itajaí (será a primeira execução de um mural do projeto fora da cidade)

Coletivo com 06 artistas.

Período: 06 a 12/11.

EXPOSIÇÕES

Exposição A Arte Pela Vida

Abertura: 13/11 às 19h

Local: Casarão do Top Market

Período: 13 a 23/11/2023.

O Jardim das Delícias Bestiais – Paulo Noia

Curadoria: Kamilla Nunes

Local: Galeria Municipal Paulo Vichetti e Memorial Meyer Filho (localizada na Praça XV de Novembro, 180 – Centro, Florianópolis)

Abertura no dia 15/11 às 17h.

Período: 13/11/2023 a 04/02/2024.

SERVIÇO

Festival Street Art Tour

PALCO CLARO 

Dias 17, 18 e 19/11/2023

Local: Largo da Alfândega

Dia 17/11, das 18h às 22h

Dias 18 e 19/11, das 14h às 22h

ESPAÇO BISTEK 

Dias 18 e 19/11/2023, das 14h às 18h

Local:  Largo da Alfândega

MERCADO DE ARTE E LOUNGE CLARO 

Dias 18 e 19/11/2023, das 10 às 18h

Local: Quadra da Escola Antonieta de Barros

Instagram

Street Art Tour – @streetarttourfloripa 

Studio de Ideias – @studiodeideiasprodutora