Flora – Ilhabela

Figueira

Também é conhecida como fícus, gameleira (ou gomeleira) e caxinguba, palavra de origem tupiguarani. Há mais de 1000 espécies de figueiras no mundo, especialmente em regiões de clima tropical e subtropical e onde há presença de água. O gênero Ficus é um dos maiores do reino vegetal. Por fornecerem alimentos a aves, símios, morcegos e outros animais dispersores de sementes, elas têm importância na preservação das vegetações nativas tropicais e subtropicais. Os figos caídos no solo e na água servem também de alimentos a vários outros animais, incluindo peixes e insetos.

 

 

Jaqueira

A jaca é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. É uma árvore que chega a 20 m de altura e seu tronco tem mais de 1 m de diâmetro. É cultivada em toda região Amazônica e toda a costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro. A fruta nasce no tronco e nos galhos inferiores da jaqueira e são formados por gomos, sendo que cada um contém uma grande semente recoberta por uma polpa cremosa.

Apresenta cor amarelada e superfície áspera, quando madura. As variedades mais cultivadas da jaqueira são: jaca-dura, jaca-mole e jaca-manteiga. O fruto chega a pesar até 15 Kg. É rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. contém vitaminas A, C e do complexo B. Pode ser consumida in natura, cozida, na preparação de doces e geléias caseiras. As sementes, sem pele e cozidas também podem ser consumidas como tira-gosto. O bagaço da fruta é utilizado na preparação de sucos, geléia e doces.

Fonte: Equipe Brasil Escola

Samambaias

São muito encontradas nas áreas cobertas por Mata Atlântica. samambaia, na língua tupi, significa: corda trançada, emaranhada. Na Ilha é comum encontrar espécies junto aos barrancos e pedras, principalmente próximos a cachoeiras.

Capim navalha

Com folhas afiadíssimas, corta com a eficiência de uma navalha, por isso o nome. O contato da folha com a pele, conforme seja o vigor e a rapidez da fricção, pode deixar talhos profundos na epiderme. Por isso é bastante respeitado e evitado. Não serve para alimentação animal. Também é chamado de “tiririca” e adere às roupas, com a mesma firmeza e som do velcro ao ser aberto.

 

.

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

2 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

2 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

3 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

3 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

3 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

3 dias atrás