Home-Cultura

Festival de Cinema retrata a vida de jovens, mulheres e LGBTQI+ da periferia de São Paulo

O 1º Na Quebrada Festival de Cinema, que retrata universos de jovens, mulheres e LGBTQI+ que moram na periferia ou ocupações centrais da cidade de São Paulo, acontece de 01 a 07 de março e será transmitido gratuitamente na plataforma Spcine Play. O festival também contará nos dias 02, 03 e 04 de março, às 19h, com mesas com a participação dos realizadores sobre o processo criativo dos filmes.

Em diversos gêneros (documentário, suspense, drama, ficção e animação) os 14 curtas foram selecionados entre os 177 inscritos nas três mostras competitivas nas categorias Manas, Monas e Manos, feitas respectivamente por cineastas mulheres, LGBTQI+ e jovens, todos retratando as diferentes realidades da vida na periferia da cidade de São Paulo.

“A importância do festival é o reconhecimento desse território, do trabalho que é realizado nele e que está na moldura da cidade de São Paulo: a periferia mostrando suas obras e seu protagonismo, pulsando para fora e chegando em todo Brasil”, diz a curadora do 1º Na Quebrada Festival de Cinema, Monica Trigo.

Representatividade

A produção cinematográfica do Festival traz histórias diversas, onde os moradores podem, muitas vezes, se verem representados em sua diversidade, talentos, paixões, alegrias e injustiças.

Entre os temas abordados estão trabalho infantil, discriminação, batalhas de rimas de MCs, rotina de trabalhadores que não tiveram a opção de ficar em casa durante a pandemia, tráfico, adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade e relações de poder.

De acordo com a diretora do festival, Stefanie Lacerda, a proposta do 1º Na Quebrada Festival de Cinema é dar protagonismo aos cineastas das periferias e incluir segmentos historicamente excluídos: pobres, pretos, mulheres e LGBTQI+.

Premiação

O resultado da premiação será postado no site do festival, no dia 07 de março.

Os melhores filmes em cada categoria (Mostra Manos, Mostra Minas e Mostra Monas) serão escolhidos por um júri técnico composto por três profissionais do audiovisual. Entre eles o ator Francisco Gaspar que, entre outros prêmios, recebeu o Kikito no Festival de Gramado, e a jornalista Ana Paula Nogueira, com passagens pelos jornais O Estado de SP e Gazeta Mercantil e a agência de notícias internacional Reuters, além de Paula Ferreira, produtora, apresentadora e atriz e uma das personalidades de grande influência na militância LGBTQI+.

O filme vencedor de cada mostra ganhará o “Troféu Perifa” e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00. 

O 1º Na Quebrada Festival de Cinema tem patrocínio da Spcine, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo, Proac, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

1º Na Quebrada Festival de Cinema

De 01 a 07 de março

Plataforma Spcine Play: spcineplay.com.br

Mais informações em: naquebradafestivaldecinema.com.br

  • *com informações de agência

Foto por: Divulgação

Da Redação

Posts Recentes

A arte da Calçada Portuguesa

Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…

21 horas atrás

Exposição “Nos Braços do Violeiro” na 23ª Festa do Saci

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

21 horas atrás

O Halloween no Wet’n Wild  

Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…

22 horas atrás

Exposição que reúne HQ, arte contemporânea e viola estreia sábado (01/11)

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

1 dia atrás

Veja onde se hospedar durante o fim de semana da Fórmula 1 na capital paulista

A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…

2 dias atrás

Na Serra Gaúcha, Casa di Pasto Salton apresenta novo menu com cozinha contemporânea e inspiração mediterrânea-oriental

Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…

2 dias atrás