2 - Cultura

Festival Artistas de Rua leva música gratuita e atrações circenses para a cidade de São Paulo

Crédito: 42 North via Pexels

A cidade de São Paulo recebe, até 4 de maio, a nova edição do Artistas de Rua, festival gratuito que celebra a diversidade cultural e destaca a experiência dos músicos de rua. Realizado pela Muda Cultural, empresa especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos, e com patrocínio da Rede Itaú e apoio de Escandinávia e Catupiry, o festival é viabilizado por meio da Lei Rouanet. Ao longo de sete dias, o festival promove apresentações de música instrumental, além de espetáculos circenses em pontos estratégicos da capital, como praças, estações de metrô e trem, e centros culturais. 

O Artistas de Rua busca criar novas relações entre o público e a cidade, oferecendo espetáculos gratuitos em horários acessíveis, como no almoço e no final da tarde. “O projeto fortalece espaços públicos e os transforma em palcos acessíveis, com programação artística de alta qualidade. É uma forma de as pessoas aproveitarem melhor a cidade, assistirem a shows gratuitos e descobrirem novos talentos.”, explica Ítalo Azevedo, diretor-geral da Muda Cultural.

Além de Manoel Cordeiro, a programação traz a violinista Izandra, que propõe uma abordagem não tradicional ao trabalho com o instrumento e o projeto Violão Brasileiro – Duo, formado por João Pellegrini e Matheus Caitano, que exploram a riqueza rítmica e técnica do violão sete cordas. Somam-se a eles outros cinco grupos e músicos que completam a programação musical com apresentações exclusivamente instrumentais, em estilos que vão do choro ao jazz, passando pela guitarrada e outros ritmos. A curadoria dos artistas é assinada pela atriz e cantora Joy Catharina. Também integram o festival as performances circenses da Trupe Baião de 2 e da dupla Gastão e Durval.

Valorização da cultura popular e incentivo a novos artistas

O Artistas de Rua é um festival itinerante que promove intervenções artísticas nos centros urbanos, incentivando o uso criativo dos espaços públicos e estimulando o convívio por meio da arte. O evento oferece estrutura profissional — com técnicos de som, produção e suporte de palco — a artistas que, muitas vezes, atuam em condições improvisadas em bares, metrôs e ruas.

“O festival não é apenas um evento de apresentações musicais, mas um verdadeiro espaço de troca, aprendizado e valorização da música feita nas ruas e para as ruas. É um convite ao público para explorar, descobrir e se conectar com as sonoridades que surgem dos encontros entre artistas de diferentes tempos e espaços”, explica Ítalo.

A Muda Cultural, que em 2025 completa 18 anos de atuação, é reconhecida por viabilizar projetos de impacto social, cultural e educacional em parceria com grandes empresas, via leis de incentivo e investimentos alinhados a estratégias ESG.

Uma nova etapa do festival, com novas atrações, está prevista para ocorrer em breve. A programação será divulgada nas próximas semanas.

Serviço:

30/04 (quarta-feira)

Estação da Sé (Metrô)

Pablo Lima convida Marcelo Barum, às 17h

01/05 (quinta-feira, feriado)

Praça Pôr do Sol

Violão Brasileiro – Duo, às 17h

02/05 (sexta-feira, emenda de feriado)

Estação Tatuapé (Metrô)

Epifolias, às 17h

03/05 (sábado)

Praça Cohab Faria Lima, Grajaú

Gastão e Durval, às 16h

Duo Mangabera, às 17h

04/05 (domingo)

Casa de Cultura Freguesia do Ó

Gastão e Durval, às 15h

Regional Mateus Santos, às 16h

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

22 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

24 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

1 dia atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás